Transformação digital: Tecnologia ou Pessoas?

Muito tem se falado sobre a transformação digital nos últimos anos, mas recentemente essa discussão foi acelerada pela pandemia. Muitas empresas tiveram que viabilizar suas operações e oferecer seus produtos/serviços no mundo digital.

Isso nos faz pensar, será que para obter sucesso na transformação digital é necessário somente tecnologia?

Vamos te mostrar nesse blog post que as pessoas/talentos são o principal fator de sucesso.

Transformação Digital - Mindthru_GestãoDePessoas_SaúdeMental

Transformação Digital

É claro que para se estar no mundo digital, é preciso um alicerce tecnológico mínimo. Estruturas que lhe permitam executar seus processos com eficiência.

Mas ao contrário do que a maioria pensa, o fator principal para uma transformação digital são as pessoas!

Os talentos da sua empresa, é que vão ditar o seu sucesso nesse processo. Mais do que a tecnologia.

Mas como se preparar de fato para a transformação digital na sua empresa?

Pessoas em primeiro lugar

Na busca incessante da tecnologia de fazer mais com menos, pode não obter nenhum resultado, se não utilizada corretamente com uma pessoa com habilidades e perfil comportamental adequado para esse processo.

Essa sempre vai ser uma combinação importante para qualquer negócio. Uma junção tão importante quanto o nosso “arroz e feijão” da comida brasileira.

Porém quando falamos de inovação, atribuímos o protagonismo todo para as pessoas! O aspecto criativo é totalmente dependente dos indivíduos.

Até porquê, de nada vale uma inovação disruptiva sem que possa ser empregada em um processo, ou que as pessoas consigam extrair algum resultado daquilo.

Portanto, antes de investir em tecnologia, é preciso pensar nas pessoas e nas capacitações necessárias para o momento atual e futuro da organização.

Uma vez que o perfil é adequado para a vaga, vai ser mais uma questão de monitoramento e fornecer recursos para que o trabalho possa continuar sendo feito da melhor maneira.

Quando falamos de perfil e o mundo digital, é importante ter em mente que habilidades sociais são importantes, já que habilidades técnicas são ensinadas mais facilmente. Perfis mais flexíveis, curiosos e adaptáveis vão se sobressair se quiser ter uma organização focada no digital.

Mudanças de cima para baixo

É importante que haja uma unicidade de discurso em toda a organização.

Não adianta as lideranças somente “empurrarem” tecnologia para os níveis mais baixos e esperar que a organização se transforme.

É importante que o CEO, Chefe ou Dono da Empresa esteja alinhado e no meio da implementação desse novo modelo, na maior parte das vezes que o sucesso na transformação digital foi obtido, a figura do líder era muito presente.

E é claro que isso não se restringe a somente a uma pessoa, toda a alta direção tem um papel importante nesse processo.

Dados como ponto de partida

Nossa intuição já nos fez acertar muitas vezes, mas nem sempre isso pode ser verdade. E para uma verdadeira mudança para o mundo digital, é preciso entender a importância dos dados!

Tomar decisões baseadas em dados, vão diminuir seu risco para diversas ameaças e também vão aumentar sua chance de sucesso.

É claro que para isso é preciso ter uma estrutura (tecnologia + pessoas) que identifique quais dados são sensíveis, como mensurá-los, armazenar e interpretar!

Ênfase para interpretar! É comum em conversas de negócios, você ouvir nome dos mais famosos ERP’s do mercado, quantidades de dados geradas e muitas outras coisas sobre Data Driven.

Mas em muita dessas vezes, os gestores não sabem o que fazer diante de tantos dados, não fazem uma interpretação correta e nem tomam ações baseadas neles.

E já que estamos falando que para a transformação digital ocorrer, as pessoas são mais importantes que a tecnologia, ter dados sobre as pessoas, principalmente comportamentais vai fazer uma diferença gigantesca para os pontos que nós abordamos aqui.

E hoje é mais simples do que parece, o Animus Plus faz isso de uma maneira impecável e já fornece os dados com uma interpretação para os gestores.

PARA SABER MAIS

Gostou das nossas dicas de ferramentas para a volta ao trabalho? Veja também nosso blogpost sobre como atribuir maior autonomia ao colaborador. 

Baixe nosso ebook sobre Eficiência Empresarial.

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como nossas soluções podem te ajudar!

Quero conhecer o Cérebro Empresarial!

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN