3 ferramentas que vão te ajudar na volta ao trabalho

Estar de volta ao trabalho em uma rotina normal depois de um recesso pode trazer algumas dificuldades. É mais comum que essa volta se deva a um recesso de férias ou tipo licença, mas após o período de quarentena que passamos, a volta pode ser ainda mais desafiadora.

Como o Home Office foi adotado por muitas empresas, voltar à rotina nas salas de trabalho pode causar uma sensação de falta de liberdade para cumprir suas atividades aos colaboradores. Já que agora terão que voltar aos horários antes estabelecidos pela organização.

Dessa mesma forma, lidar com a motivação desses colaboradores pode ser um grande desafio, considerando o período de dificuldades enfrentado.

Volta ao trabalho

Alguns podem ter passado por crises de ansiedade, momentos de depressão, e as incertezas do mercado como um todo pode afetar a motivação e engajamento dos colaboradores.

 Diante desse cenário, elencamos três ferramentas que vão te ajudar na volta aos trabalhos. Confira!

Trello

Já falamos sobre essa ferramenta aqui no blog e como ela pode ser útil para organizar as atividades da equipe.

O trello é um aplicativo de gerenciamento de tarefas onde é possível criar quadros e cartões para as atividades que devem ser realizadas.

Geralmente ao voltar ao trabalho há uma maior quantidade de tarefas que foram acumuladas e precisam ser gerenciadas.

Assim, essa ferramenta pode ser bastante eficiente para separar essas atividades entre aquelas que precisam ser feitas, estão sendo feitas e as que foram finalizadas.

Para que se tenha um melhor gerenciamento dessas atividades, é possível estabelecer prazos.

Assim, é possível acompanhar as entregas mais de perto, além de definir os responsáveis, para que se saiba exatamente a quem deve ser cobrado o resultado final.

Pomodoro

A técnica pomodoro foi desenvolvida no final dos anos 80 e através do melhor gerenciamento do seu tempo, promete aumentar sua produtividade.

Em resumo, consiste em dividir o trabalho que você tem a fazer em períodos de 25 minutos com pequenas pausas.

Isso porque se baseia na idéia de que, se dividirmos o trabalho em períodos de concentração intensa, conseguimos melhorar a agilidade do cérebro e melhorar o foco.

 Assim, você deve fazer uma lista com as atividades que tem a fazer e marcar os primeiros 25 minutos. Ao final do tempo, marque as atividades que foram finalizadas e dê uma pausa de 5 minutos.

Marcar o que foi feito dá uma sensação de que o trabalho está progredindo. Ao final de 4 ciclos, dê uma pausa maior, de 15 minutos, por exemplo.

Nas pausas entre os ciclos faça outras atividades que não estejam relacionadas as tarefas que você está fazendo. Esse é um tempo para descansar a mente.

A técnica sugere o tempo de 25 minutos, mas você pode adaptar e fazer de acordo com sua realidade.

Além disso, você pode ir aumentando gradativamente os ciclos de concentração para 30, 40, 50 minutos, quando perceber que está conseguindo se concentrar por um maior tempo.

Essa é uma ótima ferramenta para ir voltando ao ritmo normal de trabalho depois de algum período de recesso.

AnimusPlus

O AnimusPlus é uma ferramenta de diagnóstico comportamental que permite entender a personalidade de cada colaborador dentro da sua empresa.

A partir disso, é possível entender quais estímulos serão mais eficazes para aumentar o engajamento do time e sua produtividade, por exemplo.

Entender a personalidade dos seus colaboradores vai permitir que os grupos de trabalhos sejam montados com mais precisão, alocando aquelas pessoas que terão um melhor desempenho juntas.

Essa ferramenta pode trazer resultados sobre sua empresa em qualquer momento, mas nesse momento de volta ao trabalho, pode ser essencial para garantir uma volta com melhor desempenho.

PARA SABER MAIS

Gostou das nossas dicas de ferramentas para a volta ao trabalho? Veja também nosso blogpost sobre como atribuir maior autonomia ao colaborador. 

Baixe nosso ebook sobre Eficiência Empresarial.

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como nossas soluções podem te ajudar!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN

Se inscreva em nossa newsletter ; )