Saiba como reduzir custos na sua empresa

As empresas estão sempre buscando maneiras de reduzir custos. Seja em seu momento inicial de abertura ou para garantir um crescimento mais sustentável.

Essa redução de custos pode garantir que os recursos sejam utilizados mais estrategicamente e possibilite uma maior competitividade no mercado.

O coronavírus junto ao período da quarentena tem causado diversos impactos nas organizações.

Seja na forma de trabalho com os colaboradores, posicionamento com clientes e, sobretudo, sobre as incertezas do mercado pós crise.

Reduzir custos

Quando falamos em reduzir custos, o ponto de partida é entender como os recursos estão sendo gastos dentro da empresa.

Assim, a partir da análise do controle financeiro, pode-se tomar as melhores decisões baseadas nos dados.

Separamos algumas dicas de como reduzir os custos dentro da empresa nesse momento de pandemia.

Negocie com seus fornecedores

Um dos principais gastos envolvidos no funcionamento de uma empresa é com os fornecedores, seja na compra de materiais, insumos ou produtos. Por isso, manter um bom relacionamento e negociação com os mesmos é imprescindível.

Esse é um período desconhecido e de incertezas, o que faz com que todos estejam no mesmo barco. Diante disso, é possível que os fornecedores estejam mais dispostos a colaborar, facilitando a negociação.

Vale lembrar que a negociação deve ser um acordo que seja bom para as duas partes, levando em consideração a situação atual que estamos passando.

Por ser um momento novo, não tenha medo de entrar em contato com o fornecedor e expor sua situação. Por mais que você não tenha conseguido uma boa negociação em outros momentos, essa é uma situação diferente que deve ser analisada com outros olhos.

O primeiro passo para tentar a negociação com seu fornecedor é entender como está a situação financeira da sua empresa.

Nesse momento é importante analisar seu fluxo de caixa, ou seja, os recebimentos e pagamentos que você tem a fazer.

A partir dessa análise é possível identificar quando, no curto prazo, o caixa não vai ser suficiente para pagar as obrigações. E, assim, a negociação ser feita com prazos mais precisos.

O importante é proteger seu caixa e manter sempre uma reserva.

Nesse contexto, é importante buscar informações externas no mercado. Por exemplo, prazos que estão sendo estabelecidos, cobrança ou não de juros, etc. Assim, você terá mais respaldo para negociar.

Zona de possível acordo: em toda negociação existe um valor mínimo e máximo que se está disposto a pagar. Como também, o valor mínimo e máximo para ser recebido.

Assim, ao ter uma negociação flexível e enxergando os interesses de ambas as partes, é possível encontrar a zona de possível acordo.

Equipe

Além dos fornecedores, outro grande custo envolvido na empresa é com os colaboradores. Mas, será que a melhor alternativa diante da situação é a demissão dos funcionários?

Algumas medidas provisórias já foram criadas durante esse período para facilitar acordo com os colaboradores com redução de salários e carga horária, por exemplo.

Afinal, sabemos que demissão e contratação de novos funcionários têm muitos outros custos envolvidos.

Diante disso, é mais viável que se tenha uma equipe com as pessoas ocupando os melhores cargos com suas competências.

Dessa forma, entender o perfil do seu colaborador e quais suas maiores habilidades irá ajudar a identificar qual função ele deve exercer.

Assim, é possível que se identifique que a troca de função de um colaborador trará melhores resultados.

Com as pessoas ocupando as melhores posições dentro da empresa, os recursos podem ser melhor utilizados, as tarefas melhores desempenhadas, reduzindo custos.

Otimização de processos

Ter processos definidos na sua empresa significa dizer que existe uma sequência pré estabelecida de como as atividades devem ser realizadas para que o resultado final seja gerado.

Dessa forma, a execução dos processos está relacionada com as pessoas que devem exercer aquelas atividades. E, por consequência, ter as pessoas certas na realização dos processos irá gerar melhores resultados.

Veja como as pessoas certas influenciam nos processos de uma empresa.

Ao identificar esses processos, é possível realizar melhorias e otimizações para que desperdícios e custos sejam reduzidos.

A tecnologia pode ser uma boa aliada nesse momento, simplificando os processos e fazendo com que haja menos erros e retrabalhos. Utilize sistemas para facilitar a organização e execução de processos internos, deixando as informações mais acessíveis.

Reduzir custos é sempre um desafio dentro das empresas e, em momentos de crise, esse desafio se intensifica. Essas dicas irão te ajudar nesse momento de pandemia vivido em nosso país.

Baixe nosso Ebook sobre eficiência empresarial.

Saiba como nossas soluções podem potencializar os resultados da sua equipe clicando aqui!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN