3 fatos sobre Saúde Mental na quarentena

Atualmente, estamos passando por um momento atípico que tem causado diversos impactos na saúde mental das pessoas em todo o mundo.

O surto de Covid-19 fez com que muitas medidas fossem tomadas para diminuir a propagação do vírus. Entre elas, a necessidade de um isolamento social para evitar que muitas pessoas adoeçam ao mesmo tempo.

 Diante disso, a falta de proximidade, de suporte e sensação de isolamento tem causado diversos impactos no comportamento e saúde mental da população.

Além das mudanças causadas nas formas de trabalho, por exemplo, podemos notar mudanças de humor e aumento de doenças como ansiedade e depressão durante esses momentos de crise.

Saúde Mental

Confira abaixo alguns fatos que separamos sobre a saúde mental durante o período de quarentena!

Manter uma rotina pode ajudar na sensação de normalidade

Uma das principais mudanças causadas pela quarentena é a não possibilidade de sair de casa para o trabalho ou deixar os filhos na escola, por exemplo.

Com isso, a falta da rotina que já se tinha estabelecida pode levar a mudanças em horários de acordar, trabalha e fazer outros tipos de atividade.

Assim, estabelecer uma nova rotina pode ajudar na sensação de normalidade e de ter um maior controle da situação.

Além disso, como muitas empresas adotaram o Home Office como solução para o isolamento, ter um horário de trabalho definido irá fazer com que não se tenha uma sobrecarga e acabe influenciando em aspectos pessoais.

Outro ponto importante sobre a rotina é manter um horário regulado do sono. Dormir várias vezes por dia irá prejudicar o sono à noite e causar maios cansaço para o dia seguinte. Além disso, é importante manter uma rotina de exercícios.

Notícias em excesso pode causa perturbação

Estamos a todo o momento recebendo uma grande quantidade de notícias sobre o que acontece ao redor do mundo. Consumir muitas dessas notícias alarmantes durante o dia faz com que as pessoas se sintam mais ansiosas.

Uma matéria publicada na TAB mostra os impactos psicológicos que doenças virais letais podem causar na população. Esse estudo foi realizado com base em outras epidemias, como a Sars.

O estudo mostra que as pessoas que viviam no centro da epidemia tendiam a sofrer menos do que aquelas que viviam em áreas no entorno.

Isso porque aqueles que viveram a crise de perto conseguiam fazer uma avaliação mais objetiva da situação e dos riscos. Ao contrário daqueles que recebiam informações apenas pela mídia ou outras pessoas.

Desse modo, podemos perceber como o consumo dessas notícias exageradas pode ser causador de uma maior ansiedade de maneira desnecessária.

Diante disso, busque por notícias e informações em horários específicos durante o dia, e não mais que duas vezes. Além disso, procure não ler esse tipo de notícia próximo ao horário do sono.

Essa é, inclusive, uma das recomendações da OMS de como lidar com o estresse durante esse momento.

Por fim, outro ponto fundamental, é buscar por fontes confiáveis de informações, como o próprio site da OMS (Organização Mundial da Saúde) e outras plataformas de autoridades locais.

Aumento de ansiedade e depressão

Além de todo o estresse momentâneo causado pelo consumo dessas informações, temos também um aumento nos casos de ansiedade. Juntamente, a falta de controle e de perspectiva de quando exatamente a situação vai normalizar, tende a piorar os casos.

Ainda segundo o estudo, quanto mais vivemos o presente, menor a ansiedade. Sendo assim, como falado nos outros tópicos, manter uma rotina e voltar suas atividades para ajudar de alguma forma a crise é essencial.

Além de todos os impactos causados nas pessoas pelo aumento dessas doenças, já falamos aqui um pouco sobre os impactos da saúde mental nas empresas. Um desses principais efeitos pode ser a falta de motivação nos colaboradores, veja como engajá-los durante a quarentena.

Pensando nisso, e na importância da saúde mental para o momento em que estamos passando, iremos te ajudar a entender a situação emocional da sua empresa. Liberamos gratuitamente dois testes de saúde mental por pessoa da sua empresa!

Assim será possível identificar como eles estão se comportando nesse momento de crise e criar as ações necessárias para melhorias na quarentena.

Clique aqui para saber mais!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN