Como engajar os colaboradores durante a quarentena

Os impactos que o coronavírus têm causado no comportamento das empresas tem sido significativo. Mudanças repentinas na rotina foram necessárias para contribuir com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com todas essas modificações e, principalmente as incertezas e os medos decorrentes do cenário que ainda está por vir, estratégias de engajamento dos colaboradores precisam ser realizadas para garantir com que a quarentena seja a mais produtiva possível.

Desse modo, selecionamos os principais pontos para serem aplicados na sua empresa durante essa quarentena, visando o engajamento dos colaboradores.

Engajar

Foco na saúde dos colaboradores

A sensação de ansiedade é uma reação normal e natural do ser humano. 

O ponto de atenção é que durante uma pandemia os níveis ficam maiores e duram mais tempo. Com isso, a forma de encarar a crise pode não ser de forma construtiva. 

Um artigo produzido na época da pandemia do H1N1 comprovou que pessoas com maior medo de incerteza tinham dificuldades em aceitar e enfrentar, com isso os níveis de ansiedade aumentaram.

O primeiro passo, portanto, está em demonstrar empatia e humanização na mensagem para todos os colaboradores. Dentro das relações cotidianas das empresas, o frio e calculista costuma estar mais ativo. 

Mas, no atual momento, demonstrar que todos estão no mesmo barco e que as dificuldades serão superadas juntos é a primeira etapa a ser cumprida para garantir o engajamento dos colaboradores nessa quarentena.

Ademais, uma flexibilização do trabalho com a adoção de tecnologias e de parâmetros não presenciais são vitais. 

De acordo com a Deloitte, 82% das empresas consideram que condições de trabalho flexíveis são essenciais para os trabalhadores. Essa foi uma pesquisa sobre a resposta a epidemias na área de recursos humanos.

Por fim, e também muito importante, a empresa deve estabelecer uma forma de monitoramento da saúde mental dos funcionários. 

Deve garantir, sobretudo, a confidencialidade das informações e, inclusive, ações que atuem em cima do controle da ansiedade.

Planejamento

Planejar engloba escolher o melhor caminho a ser seguido, traçar objetivos e otimizar constantemente para alcançar os objetivos. 

O futuro de qualquer negócio nada mais é do que o resultado das ações que estão sendo realizadas agora. 

Portanto, ter um bom planejamento para essa fase é imprescindível para a garantia de um futuro de sucesso.

Vale salientar, sobretudo, que além do planejamento ser importante para a empresa, é tão importante quanto para o colaborador. 

Com objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevante e temporal, ou seja, método de objetivos SMART, o colaborador se sentirá mais motivado. Isso porque o planejamento mostra uma conquista palpável.

Comunicação

A comunicação interna já é fundamental nas empresas e, nessa época de coronavírus, com grande parte dos colaboradores em Home Office, ela é primordial.

Os canais de comunicação interna tem grande força em engajar os colaboradores. Isso porque é a principal forma de mantê-los próximos – mesmo que distantes.

Dessa forma, não precisa poupar os canais de comunicação. Redes sociais, blogs, facebook, videoconferências, slack e o bom e velho amigo conhecido como email.

A transparência na comunicação e geração de valor para o time será uma prática que com certeza se perdurará. 

Isso porque a circulação de informações define o estado de produtividade, desempenho e engajamento, impactando diretamente no resultado do negócios.

Além do mais, a comunicação tem uma conexão direta com a cultura organizacional. 

Essa é uma boa época para conectar os colaboradores com os princípios, valores e objetivos da empresa.

Evolução

A crise do coronavírus está gerando estresse na população em geral. São preocupações com a sua própria saúde, com os idosos, alimentação, empregos, vida social e economia.

É complicado ficar imune a essa onda de ansiedade já que é difícil prever como será a vida daqui pra frente.

Uma forma que a empresa pode contribuir diretamente, e que impacta positivamente o engajamento dos colaboradores, é atuar em cima da evolução e desenvolvimento individual. 

Essa é, inclusive, uma das recomendações que a Organização Mundial da Saúde (OMS): pare e se escute.

Nesse sentido, a OMS recomenda uma maior atenção individual nas suas necessidades e sentimentos.

Quando falamos de sentimentos, um dos que mais impacta a saúde emocional das pessoas é a sensação de evolução. Ou seja, o sentimento de estar avançando em algo e de estar se aproximando de uma conquista.

Tendo isso em vista, prover cursos, capacitações, livros ou qualquer canal que proporciona evolução intelectual em cada colaborador impactará positivamente tanto a saúde mental quanto para conseguir engajar. 

Uma vez que a cada momento que um colaborador aprender algo, a busca para colocar em prática e otimizar aquilo que estava sendo realizado acarretará na evolução da empresa, por conseguinte.

Reconhecimento

Quem não gosta de ser reconhecido, não é mesmo?

Se antes de um cenário de pandemia o reconhecimento já era uma ótima forma de engajar os colaboradores, agora é mais vital. Pois se conecta diretamente com o que abordamos no tópico de “evolução”.

O reconhecimento é um grande potencializador da evolução, do bem estar e de construção de confiança e respeito.

Como resultado, uma equipe ainda mais satisfeita e engajada.

Vale ressaltar, também, que mesmo que nem todos os funcionários tenham seu desempenho acima da média, elogiar e agradecer pelas boas ações também causam um reconhecimento significativo.

Conclusão

Nesse conteúdo vimos ações a serem realizadas para garantir o engajamento dos colaboradores durante a quarentena.

De fato, é uma situação delicada. Mas, ao garantir a integração, alinhamento e engajamento de toda a empresa, será mais fácil de superar. 

E, sobretudo, quando a pandemia do coronavírus passar,  estar todos os colaboradores totalmente preparados para alavancar tudo aquilo que estava sendo feito.

No entanto, voltamos ao que falamos no início: estão todos no mesmo barco. E se perder força na remada, outro ficará sobrecarregado e pode até desestabilizar o rumo da empresa.

Seguindo as dicas que recomendamos, a sua empresa se fortalecerá durante essa jornada e sairá ainda mais forte.

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN