Home Office: o que você precisa gerenciar

O que é home Office?

O home Office, também conhecido como teletrabalho, é o trabalho remoto onde o colaborador pode realizar suas atividades em casa. Além de gerar uma maior autonomia para o colaborador, possibilita uma redução de custos para a empresa. 

Essa prática tem sido utilizada por várias empresas nos últimos anos. Entre outras coisas, como forma de gerar maior autonomia, engajamento e produtividade para seus colaboradores.

Ou ainda, de ter em sua equipe, o profissional desejado, mas que não mora no mesmo estado ou país que sua empresa, por exemplo. 

Home office

Contudo, com o avanço da pandemia do covid-19 e número de pessoas infectadas, uma das recomendações é evitar aglomerações.

Diante disso, empresas de diversos setores adotaram o modelo de Home Office com seus colaboradores. 

Nesse cenário, por não ser algo habitual da maioria das empresas, podem surgir algumas dúvidas e dificuldades nesse momento. Separamos algumas dicas, confira!

Como gerenciar sua equipe 

Nesse período de Home Office em quarentena, uma dificuldade encontrada pode ser garantir que os colaboradores mantenham um certo nível de produtividade.

Alguns colaboradores podem ter uma maior dificuldade de manter uma produtividade e entrega durante o teletrabalho. Isso pode estar relacionado a um baixo autodirecionamento

Ou seja, pessoas que possuem um baixo autodirecionamento precisam de direcionamentos mais claros e mais informações do que deve ser feito. Assim, deve-se dar uma maior atenção a esses colaboradores para que as entregas sejam realizadas.

Um maior autodirecionamento indica pessoas que conseguem ser mais autônomas e trabalhar melhor sozinhas, conseguindo tomar decisões frente às circunstâncias apresentadas. 

Diante disso, elencamos alguns aplicativos e ferramentas que irão ajudar a manter uma melhor comunicação e acompanhamento das atividades da sua equipe. 

Trello

O trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos muito utilizado para organizar e acompanhar tarefas de um time. De maneira bastante visual, é possível criar cartões onde as atividades serão detalhadas. Definir responsáveis e prazos de entregas também são uma opção para que se tenha um acompanhamento mais próximo das entregas de cada colaborador.

Para aqueles colaboradores com menor autodirecionamento, essa é uma ótima opção para especificar o que deve ser feito e gerar uma maior autonomia. 

Slack

O slack é uma plataforma de mensagens instantâneas que permite reunir toda a comunicação da equipe em um só lugar, evitando o envio de emails desnecessários. Podem ser criados grupos dentro da plataforma de acordo com os departamentos da empresa. E ainda enviar mensagens privadas para apenas uma pessoa.

Além de reunir toda a informação, é uma ótima opção para não misturar conversas de assuntos profissionais no whatsapp e evitar distrações. 

Hangouts

O hangouts é uma plataforma do Google de comunicação que inclui chamadas de vídeos. Ele pode ser muito útil para realizar reuniões durante esse período.

O Hangouts meet é específico para empresas e, durante esse período de crise do coronavírus, o Google liberou recursos Premium para todos os usuários. Alguns desses recursos é a possibilidade de reunir até 250 pessoas em um mesmo bate papo. Esses recursos estarão liberados até o dia 01 de julho. 

Dicas de como ser mais produtivo

Estabeleça um horário

Tentar manter uma rotina e, de preferência, o mais parecida com sua rotina habitual é uma ótima dica de como conseguir manter um melhor trabalho em casa. Não é porque você está trabalhando em casa que irá passar o dia inteiro trabalhando. Estabelecer um horário é importante para que seu corpo e mente entenda os momentos de maior produção, além de evitar atrapalhar a vida pessoal. 

Escolha um local adequado 

Escolher um bom local para montar sua estação de trabalho é um passo importante para garantir uma boa produtividade. É importante que seja um local organizado, tranquilo e, de preferência, em um cômodo mais isolado da casa. Assim garantirá um maior silêncio e menos interrupções de familiares, por exemplo. 

Além disso, tenha tudo que você irá precisar para trabalhar próximo de você. Assim, você não perderá tempo procurando seus materiais de trabalho. 

Evite distrações

Talvez essa seja uma das maiores dificuldades de se trabalhar em casa. Afinal, existem muitas distrações que podem te tirar do foco no trabalho. Deixar o celular de lado para evitar as notificações de redes sociais e mensagens de whatsapp é o primeiro passo.

Além disso, é preciso de uma colaboração das outras pessoas da casa para não interromper no horário de trabalho e evitar barulhos com músicas ou conversas altas. 

PARA SABER MAIS 

Gostou das nossas dicas de como manter um trabalho Home Office? Veja também nosso blogpost sobre como atribuir maior autonomia ao colaborador.  

Baixe nosso ebook: Reconstruindo o setor de RH!

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como nossas soluções podem te ajudar!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN

Se inscreva em nossa newsletter ; )