Como evitar conflitos na sua empresa

Podemos definir o conflito como a divergência de idéias sobre determinado assunto entre as pessoas envolvidas naquele contexto. Dito isso, o conflito pode existir no nosso dia a dia em qualquer âmbito da nossa vida, inclusive no ambiente de trabalho.

Já que o conflito pode ser a divergência de idéias entre as pessoas, é natural em empresas, por serem compostas de pessoas diferentes, com diferentes crenças, perfis, personalidade haja alguns tipos de conflitos.

Em alguns casos, os conflitos na sua empresa podem ser vistos como algo positivo, uma vez que a divergência de idéias pode causar novos insights, e com um mercado cada vez mais competitivo, essas novas idéias podem trazer benefícios para organização.

Conflitos em empresas

Entretanto, não isso não quer dizer que os conflitos possam trazer problemas para a organização, como uma baixa produtividade ou um clima organizacional baixo e possam ser evitados.

Para o autor Chiavenato, existem três principais fatores que desencadeiam os conflitos em uma organização:

  1. Diferenciação de atividades ou Maior especialização – com o crescimento das organizações, são criados grupos diversos e específicos. A partir dessa maior especificação, os grupos passam a ver as mesmas questões sob outras perspectivas, o que acaba gerando objetivos próprios entre eles. São esses objetivos que acabam se distanciando e gerando os conflitos.
  2. Recursos compartilhados – nas organizações, geralmente os recursos disponíveis são limitados e, por vezes, são compartilhados entre diferentes setores. Quando um setor aumenta a utilização desse recurso compartilhado, outro setor perde um percentual de utilização, o que pode gerar conflitos na empresa.
  3. Atividades interdependentes – dentro de uma organização várias atividades são compartilhadas e dependem de outras pessoas para que sejam concluídas. Desse modo, quando um setor não pode dar continuidade porque está dependendo da conclusão de uma atividade anterior em outro setor, pode haver conflitos.

Elencamos quatro pontos que podem ajudar a evitar conflitos na sua empresa.

COMUNICAÇÃO EFICIENTE

Primeiramente, uma coisa que pode ajudar bastante a evitar conflitos dentro das organizações é ter uma comunicação interna eficiente. Pode parecer simples, mas a comunicação não é apenas conseguir falar algo para outras pessoas.

Para que a comunicação seja eficiente, o emissor, ou seja, quem está transmitindo a mensagem, precisa garantir que o receptor (aquele que está recebendo a mensagem) tenha entendido a mensagem de maneira clara e objetiva.

Dessa maneira, uma boa comunicação interna garante que as atividades dentro da empresa sejam cumpridas, que os processos sejam melhores executados e assim, melhores resultados sejam alcançados.

Assim, quando uma empresa investe em uma comunicação interna eficiente a existência de conflitos é diminuída. Isso porque todos os colaboradores conseguem transmitir suas mensagens de maneira mais eficiente, fazendo com que todos entendam a mensagem transmitida, evitando possíveis erros e retrabalhos que possam gerar conflitos.

A partir disso, discussões desnecessárias são evitadas pelo simples fato de a comunicação ser eficiente. Entretanto, se por algum motivo acontecer um conflito dentro da organização, uma boa comunicação interna também influenciará para que ele seja mais bem resolvido através de uma conversa entre os envolvidos.

FEEDBACK

O feedback é uma resposta ao trabalho, comportamento ou tarefa realizada por uma pessoa. Assim, através do feedback recebido a pessoa saberá como o que foi feito por ela foi interpretado pela outra pessoa e onde podem haver melhorias. Dito isso, o feedback pode ser utilizado tanto para evitar como solucionar conflitos.

Dependendo do seu objetivo, o feedback pode ser positivo ou negativo. O feedback positivo é aquele feito quando se quer elogiar um comportamento ou tarefa realizada pela pessoa que teve um impacto positivo e que seria bom que se repetisse.

Já o feedback negativo é aquele para apontar pontos de melhorias para que as atividades realizadas ou comportamento tido por uma pessoa possa ser melhorado e tenha um impacto positivo.

Um ponto importante para o momento do feedback é que ele seja feito individualmente. Assim, isso gera uma relação de confiança entre as pessoas e reduz conflitos. Outro ponto importante para se atentar os dar um feedback, é entender o perfil da pessoa que o está recebendo.

Isso o ajudará a perceber se o feedback será melhor recebido se for dado de uma maneira mais direta, caso a pessoa tenha um perfil mais analítico, por exemplo, ou se deverá ter um maior cuidado com as palavras e maneira de falar com aquela pessoa.

ACOMPANHAR O CLIMA ORGANIZACIONAL

O clima organizacional tem como objetivo avaliar a percepção dos colaboradores de uma empresa a respeito de diversos aspectos.

Dessa maneira, esse é um importante indicador utilizado pelos profissionais de recursos humanos como uma maneira de identificar aspectos que podem ser melhorados dentro da organização.

Assim, ao identificar pontos de insatisfação, é possível realizar ações de melhorias para os pontos elencados pelos colaboradores. Ou ainda, fazer ações de prevenções para os pontos identificados.

Desse modo, com um clima organizacional positivo, se tem uma maior satisfação com o ambiente de trabalho, melhor relacionamento entre os colaboradores, e por consequência, um ambiente com menos conflitos.

ENTENDA O PERFIL DOS COLABORADORES

Identificar o perfil das pessoas que trabalham em uma organização auxilia na formação de times para um melhor trabalho em equipe.

Dessa maneira, além de identificar as habilidades de cada pessoa para que o time se complemente com seus maiores conhecimentos, identificar os perfis de personalidade ajudará a identificar as melhores pessoas para trabalharem juntas.

Assim, identificar as pessoas que irão trabalhar melhor juntas ajudará na formação de times com melhor relacionamento interpessoal, evitando conflitos internos.

Além disso, saberá a melhor maneira de lidar com cada colaborador, o que será positivo até para saber e melhor maneira de dar feedback de acordo com seu perfil.

PARA SABER MAIS

Nosso texto sobre como evitar conflitos na sua empresa chegou ao fim, mas não deixe de conferir outros materiais em nosso blog! Veja também nossos blogpost sobre os impactos da saúde mental na sua empresa.

Baixe nosso ebook sobre Cultura Organizacional

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como nossas soluções podem te ajudar!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN