Como atribuir autonomia a um colaborador

A palavra autonomia significa “a capacidade de governar-se pelos próprios meios”. Uma matéria publicada pela Exame mostra que apesar de ser um conceito antigo, apenas no século 20 a autonomia foi relacionada ao ambiente de trabalho.

Isso porque, nessa época, começa a ser questionado o modelo da Revolução Industrial – baseado em atividades repetitivas, rotineiras e simplificadas.

A partir daí percebe-se que atividades que envolviam o raciocínio e tomada de decisão não podiam seguir o mesmo raciocínio das atividades repetitivas.

E, além disso, fatores como satisfação e motivação são importantes para a entrega de resultados e maior produtividade.

Quando pensamos em uma organização, vários processos dependem de pessoas diferentes para que sejam executados e concluídos. Uma vez que os colaboradores tenham uma maior autonomia dentro da empresa, poderão desempenhar melhor algumas atividades, gerando melhores resultados para a organização.

Os colaboradores precisam acreditar que eles têm escolhas e estão no controle daquilo que estão realizando. A falta de liberdade e autonomia dentro do ambiente de trabalho é considerada um dos principais fatores para insatisfação dos colaboradores.

autonomia colaborador

Dessa maneira, ao dar mais autonomia, além de os colaboradores se desenvolverem mais profissionalmente, se sentem mais engajados, o que gera uma maior produtividade.

Diante disso, a autonomia no ambiente de trabalho é positiva tanto para os líderes quanto para os liderados. Os liderados conseguem realizar melhor suas atividades, com maior liberdade para tomar decisões o que gera uma maior responsabilização.

Os líderes, por sua vez, ao delegarem mais as atividades conseguem focar em prioridades mais imediatas. Veja também nosso infográfico com as 5 habilidades que os melhores líderes utilizam para maximizar o desempenho.

COMO ATRIBUIR AUTONOMIA

Apesar de entender os benefícios que essa liberdade aos colaboradores pode trazer para o fluxo de trabalho, essa ainda é uma dificuldade para alguns líderes. Isso acontece muitas vezes pela própria estrutura e hierarquia da empresa.

Assim, essa dificuldade em delegar atividades e dar maior liberdade pode ser uma dificuldade que vem desde a parte estratégica da organização.

Diante disso, elencamos algumas dicas que vão te ajudar a atribuir uma maior autonomia a seus colaboradores.

DEFINIR METAS

Definir metas e objetivos é uma maneira de orientar os colaboradores de maneira que eles saibam qual caminho deve ser seguido para alcançar os resultados esperados. Além disso, é uma ótima forma de manter a motivação e engajamento para o alcance dos objetivos traçados.

Um ponto a ser considerado quando falamos em metas para uma equipe é a forma como elas foram definidas. A forma como você compartilha as informações e situações determinam o quanto os outros vão se sentir autônomos.

Dessa maneira, não adianta apenas definir as metas e passar isso aos colaboradores. É importante que eles participem do momento da definição e se sintam ouvidos, afinal, eles são parte fundamental para o alcance dos objetivos traçados.

A partir das metas definidas, os colaboradores terão maior liberdade em trabalhar no alcance do que foi definido. Por outro lado, é importante que haja um acompanhamento dessas metas.

Desse modo, os indicadores servem como uma forma de acompanhar as metas e realizar ações corretivas caso seja necessário.

CONHECER SEU TIME

Conhecer seu time é um aspecto importante para gerar a confiança de dar mais autonomia a seus colaboradores.

Dessa maneira, ao entender quais as competências e habilidades de cada um, você saberá as pessoas da sua equipe que possuem um maior auto direcionamento e, assim, para quem deve delegar determinadas tarefas.

COMO DELEGAR COM SUCESSO

Em artigo publicado na Harvard Business Review, Deborah Grayson, diretora da The Boda Group (empresa de liderança e equipes) elencou oito práticas de líderes que conseguem delegar bem funções a seus colaboradores.

  1. Escolher a pessoa certa – a pessoa certa para determinada atividade por ser aquela que precisa desenvolver determinada habilidade, quem demonstrou interesse ou está pronto para um desafio;
  2. Ter clareza sobre pelo o que a pessoa é responsável e o quanto de autonomia ela tem – é importante que os líderes informem aos colaboradores exatamente onde eles têm autonomia e onde ainda não tem;
  3. Descrevem os resultados esperados em detalhes – essa prática envolve dois pontos bastante importantes: as metas definidas e uma boa comunicação. Aqui serão definidas as expectativas sobre o resultado esperado – o que é? Como essa tarefa se alinha com o quadro geral – qual o objetivo dela. Por fim, critérios para medir o sucesso – como deve ficar quando bem feito;
  4. Garantir recursos necessários – disponibilizar aos colaboradores os recursos necessários para que eles consigam realizar as atividades, seja treinamento, tempo, prioridades ajustadas ou ajuda de outras pessoas;
  5. Estabelecer pontos de controle – essa prática está relacionada a estabelecer pontos de referência para o recebimento de feedback, para não errar nem pela falta nem pelo excesso de gerenciamento;
  6. Incentivar maneiras novas e criativas – é importante que os líderes não se apeguem a como as coisas eram feitas no passado, para que possam atrair, reconhecer e recompensar maneiras novas que chegaram nos resultados esperados;
  7. Criar um ambiente de motivação – o líder deve ser capaz de saber quando gerar os estímulos certos, intervir, ajustar as expectativas e colocar-se a disposição;
  8. Tolerar riscos e erros – devem saber como utilizar os erros como oportunidade de aprendizado para o futuro e não achar que não deveriam ter delegado desde o início.

PARA SABER MAIS

Quer saber mais sobre autonomia no ambiente de trabalho? Veja também nosso blogpost com 5 dicas para descentralizar o trabalho.

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como nossas soluções podem te ajudar!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN

Se inscreva em nossa newsletter ; )