Como avaliar o clima organizacional da sua empresa

Clima organizacional pode ser definido como a percepção que os colaboradores de uma organização tem a respeito dela. Assim, o clima reflete o modo como as pessoas interagem umas com as outras, com os clientes, fornecedores internos e externos, assim como o grau de satisfação com o contexto que os cerca.

Dessa maneira, esse é um importante indicador utilizado pelos profissionais de recursos humanos como uma maneira de identificar aspectos que podem ser melhorados dentro da organização para que a satisfação e produtividade dos colaboradores aumentem.

Clima organizacional

As empresas são formadas por pessoas e são a partir delas que as atividades são realizadas, os processos executados, de modo geral, que a empresa funciona.

Dito isso, podemos perceber a importância de olhar para essas pessoas que estão dentro das organizações e identificar quais aspectos elas estão satisfeitas ou não com seu ambiente de trabalho.

POR QUE AVALIAR O CLIMA ORGANIZACIONAL?

Avaliar o clima organizacional significa avaliar a satisfação dos colaboradores daquela empresa em relação a vários aspectos como os benefícios oferecidos pela organização, comportamento e relacionamento com colegas de trabalho, modelo de gestão, ambiente de trabalho, entre outros.

Sendo assim, o clima organizacional pode afetar positiva ou negativamente o comportamento das pessoas dentro da empresa. Dessa maneira, avaliar o clima pode garantir que ações sejam realizadas para que se tenha um ambiente com clima positivo.

Além disso, essa avaliação pode apontar tanto a origem de problemas já constatados, permitindo que sejam realizadas ações corretivas ou apontar o surgimento de problemas potenciais, permitindo que sejam realizadas algumas ações proativas, evitando a ocorrências dos possíveis problemas identificados.

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Já entendemos o que é o clima organizacional e a importância de se avaliar.

Diante disso, é através da pesquisa de clima organizacional que o clima será medido e poderá ser monitorado. Geralmente, as pesquisas de clima são feitas por meio de questionários e/ou entrevistas, para que se obtenha as percepções dos colaboradores em relação a vários itens que a empresa deseja saber suas opiniões.

Assim, a pesquisa de clima pode ser realizada seguindo as quatro etapas a seguir:

PREPARAÇÃO

A finalidade da primeira etapa é definir os objetivos da pesquisa, identificar se há algum problema em específico que deseja ser analisado durante a realização da pesquisa. Para garantir que os objetivos sejam alcançados, é importante informar para toda a organização que a pesquisa será realizada e incentivar a participação de todos os colaboradores. 

PLANO E METODOLOGIA DE PESQUISA

Com os objetivos definidos, a segunda etapa será responsável pela formulação das questões da pesquisa, escolha da sequência de ações a serem seguidas, dos métodos de trabalho, amostragem e interpretação dos dados coletados.

Alguns pontos importantes a serem observados na construção da pesquisa é que se atentar a não deixar um questionário muito extenso, devendo focar em questões e atributos mais importantes que garantirão que os objetivos determinados serão alcançados.

Além disso, é importante utilizar uma escala com número par de intervalos, forçando o respondente a se posicionar favorável ou desfavoravelmente em relação aos aspectos que estão sendo questionados.

APLICAÇÃO DA PESQUISA

Para que se obtenha melhores resultados com a aplicação da pesquisa, deve-se evitar aplicar em amostras predeterminadas, pois é uma provável fonte de informações erradas.

INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

Após a aplicação da pesquisa, os responsáveis terão em suas mãos as informações necessárias a respeito da satisfação dos colaboradores poderão tomar decisões a respeito de quais ações podem ser tomadas para que se tenha uma melhor satisfação nos pontos identificados.

Ao analisar as respostas, não deve se olhar apenas para os dados em si, mas sim para as informações que eles trazem e fazer correlações entre as respostas para que se obtenha uma análise mais rica e detalhada.

Além disso, é importante que os resultados da pesquisa sejam divulgados entre os colaboradores e que eles sejam informados de quais ações de melhoria pretendem ser realizadas para que eles possam acompanhar sua implementação.

Por fim, manter uma constância na aplicação da pesquisa permite que o clima seja sempre monitorado, observando as mudanças realizadas no ambiente de trabalho e permitindo que sejam realizadas comparações entre os resultados ao longo do tempo.

PARA SABER MAIS

Nosso texto sobre clima organizacional chegou ao fim, mas não deixe de conferir outros materiais em nosso blog! Baixe nosso ebook: Reconstruindo o setor de RH!

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como nossas soluções podem te ajudar!

Quero conhecer o Cérebro Empresarial!

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN