3 dicas para melhorar o trabalho em grupo em empresas

Trabalhar em uma empresa com muitas pessoas pode não ser uma tarefa fácil para todo mundo. Alguns processos precisam passar por muitos profissionais, podendo haver uma falha na comunicação que prejudique de alguma forma o produto ou serviço.

Além disso, também pode gerar um atrito entre os colaboradores que afete a empresa.

Trabalho em grupo

Mas vamos abordar nesse texto três dicas para que você possa melhorar o trabalho em grupo na sua empresa!

#1 Estimule a comunicação e a conexão do seu time

Parece ser uma dica óbvia para melhorar o trabalho em grupo, mas não deixa de ser efetiva. Comemorar os aniversários, happy hours, momentos de discussão em grupo, feedback 360 e etc. São exemplos de situações que os colaboradores têm a oportunidade de falar, socializar, fortalecer os laços que ali existem.

Consequentemente, isso vai melhorar o trabalho em grupo como um todo. Um time mais unido e sinérgico, reforçando os comportamentos positivos dos outros, e achando novas maneiras para melhorar os comportamentos que não agradam o restante.

Tudo isso precisa ser conduzido, para que pessoas com uma inibição social maior, também se sintam parte do time. E também, para que os pontos de atrito não aumentem, estimulando esse maior contato.

#2 Entenda a particularidade de cada pessoa  e aloque-as corretamente

Quais os perfis do seu time? As pessoas são na sua maioria extrovertidas ou introvertidas? São questões como essa que vão balizar sua escolha na formação de times, seja em times fixos ou temporários.

As pessoas que enxergam o mundo de forma semelhante, tendem a ter uma melhor convivência. Isso contribui para um melhor trabalho em grupo. Dessa maneira, evita atritos e com absorção parecida nas questões de engajamento, então só vai precisar haver uma via de estímulo.

Nesse quesito, já existem ferramentas que conseguem fazer agrupamento por cluster das pessoas da sua empresa, ideais para formação de times de trabalho.

#3 Promova uma boa saúde mental

Parte de trabalhar bem em grupo é estar bem por si só. E, nesse aspecto, as doenças mentais afetam significativamente a forma como uma pessoa se relaciona com as demais, principalmente em um ambiente de trabalho.

Os gestores geralmente só percebem a ponta do iceberg, quando um colaborador precisa se ausentar ou é afastado. Mas antes disso vários sinais são dados que algo não está bem e a empresa acaba perdendo dinheiro ao longo desse processo.

Portanto, os programas de saúde mental e o acompanhamento dos funcionários é primordial para que possam estar bem e interagir com os demais.

Liberando o fluxo de trabalho e até mesmo estimulando o trabalho em grupo, quando uma pessoa passa ajudar a outra.

Todas essas dicas já vão te guiar para melhorar o trabalho em grupo na sua empresa. É claro que existem vários outros fatores para serem levados em conta e entender a particularidade daquele ambiente com aquela combinação de pessoas.

Não existe uma receita de bolo! Por isso, ter uma análise específica das pessoas da sua organização garante uma maior assertividade nos programas que for implementar e minimizando os efeitos colaterais que possam surgir.

Progredindo com sua equipe não só no trabalho em grupo, mas nas relações de profissionais, você estará investindo no que é dito por muitos “O maior ativo de qualquer organização, são as pessoas certas nos lugares certos”.

Não se esqueça que é um trabalho contínuo e progressivo.

PARA SABER MAIS

Agora que você sabe como melhorar o trabalho em grupo na sua empresa, veja também alguns fatores que podem gerar conflitos!

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como nossas soluções podem te ajudar!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN