Para que servem os testes de personalidade para empresas?

Sempre que uma empresa abre um processo de seleção, surgem desafios comuns: como identificar se existe alinhamento entre o perfil do candidato e as demandas da organização? Quais são as características que podem aproximar o profissional da equipe com a qual ele terá que trabalhar no dia a dia?

Perguntas assim precisam ser respondidas para que o processo seja bem-sucedido. Quando isso acontece, os benefícios se dão na sequência do negócio, tais como na baixa taxa de turnover e no aumento da qualidade de vida no trabalho.

Para tanto, uma solução é aperfeiçoar os testes de personalidade para empresas. Eles podem ajudar você a identificar perfis e assim aproximar o comportamento do colaborador às necessidades da companhia. Quer saber mais? Então confira.

O que são os testes de personalidade

São avaliações feitas por psicólogos na busca pela identificação de tendências de comportamento e personalidade das pessoas. Com elas é possível identificar a compatibilidade entre o perfil de alguém e determinada vaga em oferta.

Teste de personalidade

Quando realizados como complemento de atividades como entrevistas e dinâmicas de grupo, esses testes podem revelar aspectos até então ignorados pelos selecionadores.

Trata-se de um recurso capaz de otimizar a contratação, pois permite a identificação de profissionais com características mais próximas das desejadas pelos contratadores.

Quais são as vantagens que os testes apresentam

Cada pessoa tem seus traços de personalidade. Quando eles são identificados, é possível ter uma dimensão mais fiel daquilo que é o caráter e o temperamento do indivíduo.

Assim, uma gestão que sabe exatamente qual tipo de profissional funciona melhor em determinado cargo, pode comparar essa exigência com os diferentes perfis que os candidatos apresentam.

As vantagens que o setor de Recursos Humanos pode oferecer para a empresa vão além do processo seletivo. Uma vez contratado, o colaborador pode progredir na companhia com maior facilidade se fizer parte da política dela ações, como treinamentos e promoções focados nos testes de personalidade.

Como os testes funcionam

Existem 2 tipos de testes, os objetivos e os projetivos. A diferença entre eles se dá na restrição das respostas, ou seja, os objetivos as limitam, enquanto os projetivos permitem maior liberdade.

Dentro desses grupos, existem opções. Os objetivos têm modelos como:

  • Inventário de Personalidade Multifásico do Minnesota;
  • Inventário Multiaxial Clínico de Millon-III;
  • Big Five;
  • TCI de Cloninger.

Já entre os projetivos, alguns modelos são:

  • Teste de Rorschach;
  • Teste da Árvore;
  • TAT – Teste de Apercepção Temática;
  • Teste da Metáfora Animal.

Como otimizar os testes

A tecnologia permite que esse tipo de atividade seja aperfeiçoada. Softwares, por exemplo, podem ser usados para trazer dados mais confiáveis para que a gestão realize uma tomada de decisão mais qualificada.

O ideal é que você tenha a informação como uma aliada para extrair de cada processo a eficiência desejada. Essa é a melhor maneira para investir no crescimento da empresa.

Otimizar os testes com tecnologia é o caminho para gerar esse benefício. Isso permite descobrir como pensam os profissionais e dessa forma contratar colaboradores alinhados com a estratégia da empresa, tendo como obter melhor rendimento, diminuir conflitos e otimizar o engajamento da equipe.

Enfim, os testes de personalidade podem ser a solução para sofisticar a ação dos profissionais na sua empresa. Tenha isso em mente e invista na sua prosperidade empresarial.

PARA SABER MAIS

Entendeu como funcionam os testes de personalidade para empresas? Baixe também nosso eBook: Reconstruindo o setor de RH.

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como podemos ajudar com nossas soluções!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN