Conheça as vantagens de se fazer uma Avaliação de Desempenho de funcionários

 A avaliação de desempenho de funcionários é um importante mecanismo para dar à gestão critérios para analisar seus colaboradores. Assim, tanto o desempenho individual quanto o trabalho em equipe podem ser devidamente acompanhados e aperfeiçoados com o tempo.

Avaliação de desempenho

O objetivo dessa avaliação é compreender as habilidades e competências para buscar soluções ou fortalecer determinada característica do profissional. Para tanto, são usados indicadores como a autoavaliação, a avaliação por competências e a avaliação por superior imediato.

Quer conhecer alguns benefícios que esse tipo de procedimento pode trazer para a sua empresa? Então, confira!

Alinhamento de metas e perspectivas

Com a avaliação de desempenho a empresa consegue identificar com maior precisão o perfil de cada colaborador. Isso é importante porque dá a gestão a condição de determinar tarefas de acordo com as melhores respostas que o funcionário tem para oferecer.

Muitas vezes as empresas perdem em produtividade porque não conseguem extrair o máximo de suas equipes. Para tanto, o primeiro passo é conhecer os recursos dos profissionais e assim torná-los compatíveis com os interesses da organização.

Identificação de habilidades e competências

Sabendo quais são os pontos fortes e fracos de cada profissional, a gestão tem como atuar no sentido de aperfeiçoar ou corrigir suas ações. Isso evita que a taxa de Turnover se eleve, uma vez que a gestão terá como agir de maneira pontual na resolução dos problemas que aparecerem.

O mesmo vale para situações em que as avaliações demonstram um grande potencial do colaborador em relação a determinada habilidade e competência, permitindo à gestão ter ação certeira no desenvolvimento de sua equipe.

Definição de planos de carreira

Uma maneira de gerar motivação no ambiente de trabalho é dar ao colaborador condições claras para que ele cresça dentro da companhia. Para tanto, o plano de carreira é um recurso fantástico, pois ele determina metas a serem alcançadas para que os profissionais alcancem cargos mais altos na organização.

O mapeamento dos processos e das características da equipe é um primeiro passo para que você monte um plano de carreira coerente com o seu empreendimento e capaz de gerar resultados para a equipe. Para conseguir isso, fazer a avaliação de desempenho é de grande valia.

Retenção de talentos

O bom trabalho com a informação pode facilitar a retenção de talentos dentro da sua empresa. Isso não diz respeito somente ao plano de carreira. Mas também a uma série de outros benefícios que podem ser criados com foco naquilo que realmente interessa para o seu colaborador.

Em um cenário em que as empresas têm enfrentado dificuldades cada vez maiores para manter profissionais qualificados, investir na avaliação de desempenho para que ela traga informações relevantes sobre sua equipe, certamente é um diferencial.

Enfim, a avaliação de desempenho permite que a empresa cobre de seus funcionários, mas que também os incentive de maneira racional. Isso é importante para que ela se destaque no mercado.

PARA SABER MAIS

Agora que você sabe a importância de uma avaliação de desempenho, não deixe de conferir outros materiais em nosso blog. Veja também nosso blogpost sobre recrutamento e seleção.

Confira nosso infográfico com análise das atividades do setor de RH ao longo do tempo.

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como podemos ajudar com nossas soluções!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN