Como identificar e aprimorar seu estilo profissional

Você seria capaz de identificar o seu próprio estilo profissional? Se não sabe exatamente do que se trata, entenda que perfil profissional nada mais é do que o conjunto de características que determinado trabalhador apresenta no contexto de sua atividade de trabalho.

São atributos que têm origem tanto pessoal quanto profissional, ou seja, eles dependem de competências técnicas e características de personalidade, visão de mundo, preferências e interpessoalidade.

Uma vez que o profissional apresenta determinado perfil, ele se adapta em menor ou maior grau à realidade da empresa em que atua. o que significa que, conhecendo seu perfil profissional, o trabalhador tem como repensar suas ações para se fazer apto às atividades e resultados esperados.

Estilo profissional

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe o artigo.

A relação entre o estilo profissional e a personalidade

Por mais que o mercado possa exigir a adaptação das pessoas, o fato é que cada indivíduo tem sua própria personalidade.

As formações podem até ser semelhantes, mas todo o processo de desenvolvimento ao longo da vida certamente fará com que os profissionais sejam diferentes. Assim, naturalmente, a maneira de agir das pessoas se dará de maneira peculiar independentemente dessa formação.

Entretanto, existem padrões de comportamento que podem ser identificados. São particularidades que, uma vez agrupadas, configuram os chamados perfis profissionais.

Quando uma gestão consegue definir isso, fica mais fácil lidar com os estilos diferentes das pessoas e tirar desse tipo de entendimento, vantagens para o processo produtivo.

Exemplos de estilos profissionais

Existem diferentes tipos de estilos profissionais. Entre os mais comuns, podemos destacar o cooperativo, o competitivo, o comunicador, o analítico, o planejador, o executor, o criativo, o colaborativo, o estável, o líder, entre outros.

Dentre estes, alguns ainda podem se desdobrar em perfis ainda mais específicos. No caso do líder, por exemplo, ele pode ser autoritário, acumulador, liberal, democrático, especialista ou inspirador.

Na prática, você pode identificar alguns estilos profissionais simplesmente ao ver a maneira como o funcionário atua diariamente. Entretanto, o mais indicado é ter critérios para definir isso com maior clareza, a partir de recursos mais sofisticados.

O que é preciso analisar ao definir o estilo

O foco deve ser sempre o autoconhecimento. Quando uma pessoa entende as suas características pessoais e como elas impactam a sua ação profissional, naturalmente, ela consegue agir melhor diante da necessidade de adaptação, adotando medidas que mais têm a ver com o seu jeito de ser.

Para simplificar o processo, pensando na lógica da empresa em função do entendimento do perfil de seus colaboradores, é possível fazer uso de ferramentas como o conhecido Teste DISC, no qual são avaliadas as características de dominância, influência, estabilidade e complacência do indivíduo.

Outras possibilidades são os testes de personalidade e de perfil empreendedor, nos quais características mais específicas podem ser identificadas.

De uma maneira geral, é no autoconhecimento que está a chave para o entendimento a respeito da adequação de alguém ao ambiente de trabalho. Alcançando isso, certamente será possível alinhar o perfil profissional às vagas disponíveis para assim ganhar em produtividade.

PARA SABER MAIS

Entendeu a importância de definir bem o seu estilo profissional? Aproveita para conhecer as inovações em RH e seus benefícios para o mercado!

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como podemos ajudar com nossas soluções!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN

Se inscreva em nossa newsletter ; )