Como aprimorar seu processo de tomada de decisão

Quando falamos em tomar decisões, estamos falando em escolher a melhor opção entre duas ou mais opções.

Dito isso, podemos dizer que tomamos várias decisões ao longo de um dia em diversas áreas diferentes. 

Entretanto, quando a tomada de decisão precisa acontecer dentro de uma organização, tomar essa decisão pode não ser tão fácil.

Baixe nosso ebook com dicas para tomar melhores decisões.

Afinal, a tomada de decisão pode envolver pessoas e departamentos diferentes.

Além disso, a decisão pode levar a resultados e consequências que devem ser bem avaliados. Isso porque podem acontecer retrabalhos, impactos nas equipes ou financeiros.

Tomada de decisão

Um estudo publicado na Harvard Business Review fala sobre três maneiras de como melhorar o processo tomada de decisão.

Assim, seguindo essas dicas será possível melhorar a capacidade de prever os efeitos das escolhas e se elas são desejáveis ou não.

Dessa maneira, listamos a seguir as três regras do artigo:

TENHA MAIS DÚVIDAS

O primeiro ponto para melhorar a tomada de decisão está relacionado ao excesso de confiança no tomador de decisão. Isso porque ser confiante demais a respeito das suas escolhas pode levá-lo a não observar certos resultados ou conseqüências que aquela escolha traria.

Assim, ao aceitar que você é confiante demais, é possível analisar novamente os fatos e pensar em outras possibilidades para os resultados para sua escolha.

PERGUNTE “COM QUE FREQUÊNCIA ISSO ACONTECE?”

O objetivo desse ponto é fazer comparações com projetos similares ao que se está tomando a decisão, para que se tenham parâmetros que apõem sua decisão.

Assim, uma pergunta muito comum para um ponto de partida para a tomada de decisão é “quanto tempo aquilo normalmente leva?”.

Dessa maneira, ao realizar esse questionamento e comparações com projetos similares, a tendência é se afastar de uma visão mais interna, “na qual os pormenores da decisão subjugam sua análise”.

Assim, aproxima-se de uma visão mais externa, começando por casos parecidos antes de tomar sua decisão.

PENSE DE MODO PROBABILÍSTICO

Por fim, estudos básicos de probabilidade permitem as pessoas evitar determinadas tendências cognitivas. Esse ponto, além de ajudar a lidar melhor probabilisticamente para a tomada de decisão, ajudará com os outros dois pontos.

Tomada de decisão

UTILIZE DADOS

Analisar dados a respeito de determinada área ou processo onde a tomada de decisão precisa ser tomada, auxilia em decisões mais assertivas.

Desse modo, em organizações, é importante que sejam definidos e acompanhados indicadores que sejam mensurados de maneira constante.

Assim, para cada área ou departamento da empresa devem ser definidos os indicadores mais importantes a se medir que gerem dados significativos para apoio a decisão.

Dessa maneira, ao precisar tomar uma decisão, os responsáveis pelos setores podem ser consultados e feitas as análises dos dados coletados naquele período.

FERRAMENTAS DE APOIO A DECISÃO

Para auxiliar na tomada de decisão, existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas como apoio a essa decisão.

Deste modo, ao utilizá-las, o gestor conseguirá ter uma visão mais ampla e geral da situação.

MATRIZ GUT

A Matriz GUT é utilizada para priorizar problemas encontrados em determinada situação, sendo classificados com a ordem de prioridade em que devem ser solucionados.

Desse modo, os problemas serão classificados quanto à sua Gravidade, Urgência e Tendência.

Gravidade – analisa o impacto do problema nas operações e pessoas envolvidas no processo;

Urgência – analisa o prazo disponível para a resolução do problema. Assim, quanto menor o prazo, maior a urgência e vice-versa. Pode ser feito o seguinte questionamento: quanto tempo esse projeto pode esperar para ser realizado?

Tendência – analisa a capacidade de problema melhorar ou piorar com o tempo, caso ele não seja resolvido.

Após entender as classificações, os problemas devem ser listados e atribuídos pesos para cada um deles. Ao multiplicar as notas dadas para cada uma das classificações (GxUxT), deve-se trabalhar com o problema que apresentar a maior média.

5W2H

Após priorizar qual problema deve ser trabalhado, a ferramenta 5W2H irá auxiliar na criação de planos de ações de estratégias para a resolução do problema priorizado.

Dessa maneira, ao responder as perguntas propostas pela ferramenta, você terá todo o detalhamento de como a ação deve ser executada.

What – O que será feito?

Why – Por que será feito?

Where – Onde será feito?

When – Quando será feito?

Who – Por quem será feito?

How – Como será feito?

How much – Quanto custará?

PARA SABER MAIS

Nosso texto sobre tomada de decisão chegou ao fim, mas não deixe de conferir outros textos em nosso blog! Veja também nosso texto sobre a psicologia da produtividade.

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como nossas soluções podem te ajudar!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN