As 4 principais inovações em RH e seus benefícios para o mercado

Você já parou para pensar no quanto as inovações em RH podem contribuir para o sucesso de uma empresa?

Vamos refletir sobre o assunto: a modernidade trouxe consigo a possibilidade de agilizar processos, aumentar a produtividade e simplificar a tomada de decisões nas empresas. Isso se dá nos mais diferentes setores de uma organização.

No caso do RH, os avanços simplificam a realização de tarefas burocráticas e aperfeiçoam procedimentos como a comunicação com os funcionários. Consequentemente, isso permite que a ação do profissional do setor se torne mais estratégica, algo importante para a eficiência do serviço.

Inovações em rh

Sendo assim, conhecer as ferramentas disponíveis e entender como elas podem ser úteis para diferentes finalidades é fundamental. Quer saber mais a respeito? Continue a leitura e confira!

1. Aplicativos

Existem aplicativos mais específicos para o RH e outros, mais genéricos, que também podem ter utilidade. Alguns exemplos são os softwares de gestão e de controle de departamento pessoal, como o rhConvenia, muito útil para automatizar tarefas como o controle de férias, gestão de ponto eletrônico, cálculo de horas extras, entre outras ações.

Aplicativos de gestão de projetos como o Runrun.it também permitem mensurar o desempenho dos profissionais, gerando relatórios em tempo real. Opções assim, sofisticam o gerenciamento de tarefas e permitem um melhor desempenho nas atividades do dia a dia.

Além disso, existem soluções que facilitam o trabalho com a identificação de perfil profissional. O AnimusPlus é um exemplo de aplicativo que permite um processo de contratação mais eficiente para a empresa.

2. Gameficação

Um bom recurso para gerar engajamento é a gameficação. Com ela, o RH usa conceitos provenientes do universo dos games para engajar a equipe em função de um objetivo maior. Para isso, é preciso criar sistemas utilizando simulações de circuitos, rankings, medalhas, entre outros, de modo a transformar tarefas triviais em situações instigantes e divertidas.

Por meio de observação e de treinamentos, é possível identificar os pontos fracos da equipe e, a partir disso, criar as ações de gameficação. Quer um recurso para estimular a busca por resultados entre os colaboradores? Então, tenha um plano para superar obstáculos e manter a equipe motivada. Nesse contexto, a gameficação é uma ótima alternativa.

3. Big Data

O bom uso da informação sempre foi importante, mas em nenhuma outra época esse trabalho pode ser tão bem controlado quanto agora. A explicação para isso está no Big Data, um recurso que permite analisar dados e transformá-los em informação mais relevante para os interesses de uma organização.

Dentro da área de Recursos Humanos, informações detalhadas a respeito das equipes e de sua força de trabalho, permitem sofisticar a percepção da realidade da companhia e gerar boas oportunidades. Assim, o Big Data pode atuar no RH de maneira a tornar mais precisa a relação do setor com as informações da empresa.

4. People Analytics

Falar de RH é falar de pessoas. Sem um bom entendimento a respeito de como elas funcionam dentro dos processos, o setor terá pouca utilidade.

Com o People Analytics, é possível mensurar dados para identificar o comportamento dos colaboradores. Informações provenientes de diferentes fontes, como metadados, redes sociais, reviews de usuários, entre outras, são catalogadas e organizadas por um cientista de dados que identifica padrões.

Esse trabalho pode ajudar a gestão a enxergar os problemas antecipadamente, possibilitando a criação de um plano de ação de acordo com as necessidades identificadas, gerando um diferencial para o negócio.

Enfim, a tecnologia que serve para facilitar o dia a dia das pessoas por meio dos smartphones e das TVs digitais, também oferece múltiplas possibilidades profissionais. Sabendo reconhecer as oportunidades, naturalmente os resultados aparecem.

PARA SABER MAIS

Este conteúdo foi útil para você ficar por dentro das inovações em RH? Não deixe de conferir outros materiais em nosso blog. Veja também as grandes mudanças durante a evolução no departamento pessoal.

Baixe nosso ebook: Reconstruindo o setor de RH.

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como podemos ajudar com nossas soluções!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN