A Revolução Tecnológica no capital humano das empresas

É impossível nos dia de hoje dissociar uma empresa de resultados de bons colaboradores. A relação entre o capital humano da empresa e o sucesso da organização passa a ser cada vez maior.

Dessa forma, novas tecnologias chegam para somar a área de recursos humanos, fazendo uma verdadeira revolução.

No entanto, com a revolução no capital humano das organizações, muitas empresas baseadas em conceitos antigos não aderem às novas tecnologias.

Dessa maneira, acabam perdendo uma grande vantagem competitiva perante os concorrentes.

Isso se deve ao fato a existência de diversas tecnologias e com elas muitas promessas que acabam confundindo a cabeça dos gestores.

Iremos abordar a tecnologia que de fato proporciona a revolução tecnológica no capital humano das empresas que é: Data Science.

revolução tecnológica

Mas antes de abordar a tecnologia, é necessário entender o conceito e a importância do capital humano nas organizações.

Capital humano

Capital humano é tudo aquilo que envolve o know how, habilidades e atitudes que favorecem a realização de trabalho afim de produzir valor econômico. O que a educação, experiência e vivência na área do colaborador permite criar para a organização.

Podemos dizer que o capital humano de uma empresa é o conhecimento aplicado das pessoas que ali trabalham.

Sendo que esse conhecimento pode ser mal gerido ou até mesmo diminuir com a saída de alguns colaboradores.

Logo de cara pode-se notar que quanto maior o capital humano de uma empresa, mais facilmente consegue se destacar de um concorrente, atravessar tempos ruins e vir a ter sucesso.

Então, visto isso, como podemos fazer uma gestão efetiva do capital humano em uma empresa?

A tecnologia nos ajuda a responder.

A revolução tecnológica

Não é surpresa para ninguém que a tecnologia vem mudando nossas vidas cada vez mais rápido. E nas organizações não tem sido diferente.

A tecnologia tem conseguido propor soluções para as empresas que antes eram inimagináveis, com isso as organizações ganharam muito mais capacidade de execução, conseguem monitorar indicadores mais facilmente, controlando melhor o processo e assegurando mais a qualidade.

A busca por processos mais eficientes, novos produtos e análises mais eficazes tem impulsionado essa revolução tecnológica nas empresas.

Em uma dessas buscas, surgiu o Data Science.

Data Science

Data science ou a ciência dos dados, tem se tornado muito popular entre as empresas nos dias de hoje.

A palavra em si tem sido bastante utilizada, virou um sinônimo de avanço em tecnologia para as empresas.

Dizer que você usa Data Science no seu negócio é quase um atestado de modernidade. Porém muitas vezes as pessoas que falam não sabem ao fundo sua verdadeira aplicação ou não utilizam de fato.

Mas vamos esclarecer o que de fato é o Data Science e qual sua aplicação.

A ciência dos dados é trabalhar todos os dados, organizados ou não, do mercado e da empresa, a fim de avaliar as informações disponíveis, o processo de captura, transformação do dado, geração e, posteriormente, análise e compilação de todos os dados.

Tudo isso pensando na perspectiva do negócio e de como a empresa pode usar uma base de dados para fazer análises preditivas ou como tomar a melhor decisão possível.

Aplicação do Data Science

A aplicação do Data Science é muito vasta, mas para ilustrar melhor vamos pegar um exemplo específico.

Imagina uma empresa com mais de 100 funcionários em seus diferentes níveis. Essa empresa enfrenta alguns desafios para gerir todo esse capital humano da melhor forma. Assim, utilizando o Data Science para responder algumas perguntas conseguem ser mais assertivos nas decisões.

Quanto tempo em média um colaborador fica na organização?
Qual a necessidade da empresa de contratar por mês?
Qual perfil de colaborador desempenha o melhor resultado na empresa?
Quantos colaboradores pedem demissão?
Qual o perfil do colaborador que pede demissão?
Qual a formação dos colaboradores que tem o melhor desempenho?

Utilizando o Data Science para responder essas perguntas, o gestor dessa organização conseguiria por exemplo: diminuir o Turn Over, aumentar o engajamento da empresa com contratações mais assertivas e conseguiria ter ações mais clara para manter e desenvolver o capital humano dessa organização.

Como isso pode ajudar?

De nada serve o conhecimento se não aplicado não é mesmo?

Identificando Problemas!

O Data Science serve sobretudo para identificar problemas.

É incrível como os dados podem mostrar uma realidade que somente olhando para uma empresa não conseguimos enxergar. Conseguir identificar os problemas é o primeiro passo para resolvê-los e para a revolução do capital humano nas empresas, isso é imprescindível.

Maximizando oportunidades

Quais as oportunidades que se apresentam que podem ser lucrativas para a empresa? O uso de dados consegue fazer uma análise do que já foi realizado para poder fazer previsões.

Mas falando na revolução do capital humano, como as pessoas podem reagir a um determinado estímulo, qual o melhor estímulo a ser dado e qual as melhores contratações são perguntas que, quando respondidas corretamente pelo Data Science, podem gerar grandes oportunidades para a organização.

Então, afinal, o que é a revolução tecnológica no capital humano das empresas?

É o uso do data science para analisar os dados, identificando problemas, maximizando as oportunidades e ajudando a tomar decisões nas organizações a fim de aprimorar e manter o capital humano nas organizações.

Como foi abordado no texto o capital humano na organização bem gerido faz toda a diferença. Aliar todo o conhecimento dos colaboradores com vontade de aprender mais, engajamento e produtividade é um fator determinante para o sucesso.

PARA SABER MAIS

O que achou do conteúdo? Veja também nosso blogpost sobre a psicologia da produtividade. Baixe nosso ebook: Reconstruindo o setor de RH.

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como podemos ajudar com nossas soluções!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN

Se inscreva em nossa newsletter ; )