5 dicas para começar bem o ano na sua empresa

É chegado o começo do ano, energia e votos renovados para fazer de mais um ano, o melhor que ele poderia ser. Mas neste momento, vem algumas questões: como será o da minha empresa?

Algumas pessoas já vão saber a respostas e vão estar até tranquilas, mas a grande maioria fica com uma pulga atrás da orelha nessa hora. Mas calma que vamos dar 5 dicas para você começar bem o ano!

começar o ano

#1 Clareza

Para começar, parece uma coisa simples, mas mesmo assim muitas pessoas negligenciam. 

E muitas vezes nos negócios, a clareza faz a diferença.

Você tem clareza suficiente sobre seu negócio? Consegue explicar o que você faz de uma maneira simples para uma pessoa de qualquer nível de instrução?

Isso é muito importante! O seu posicionamento precisa estar claro para todas as pessoas, e principalmente, para seu potencial consumidor.

Mas a clareza vai além disso, definir o que precisa ser feito como também o que não pode ser feito de jeito nenhum.

Seja algum erro que não pode se repetir ou algum caminho que não queiram trilhar novamente.

Certifique-se que o entendimento da empresa seja o mesmo para todas as pessoas envolvidas e que todas tenham clareza do que precisa ser feito no dia-a-dia.

#2 Destino 

Estabeleça onde quer chegar e como vai mensurar isso.

Parte importante de um ano de sucesso é estabelecer um destino, uma meta, para que possa passar o ano trabalhando em cima desse desafio.

Já que grandes conquistas demandam tempo e energia para serem alcançadas, um ano é um bom espaço de tempo para atingir algo notável na sua empresa.

Mas tão importante quanto estabelecer onde chegar é estabelecer como vai saber que chegou lá, qual o indicador vai acompanhar?

Faturamento? Lucro? NPS? Net? Número de serviços/produtos entregues? Um composto de alguns outros indicadores?

#3 Planejamento 

Que planejar é importante todo mundo sabe, mas muitas vezes não fazemos pois priorizamos outras coisas, quem nunca né?

Se planejar não é escrever no papel cada ação que vai executar no ano seguinte, você pode muito bem fazer um planejamento mais geral se não tiver muito tempo para gastar nesse ponto.

Pode dividir por trimestres, quais os resultados chaves que quer alcançar a cada 3 meses? Quais vão ser os indicadores de sucesso?

Quem vai ser o responsável por cada área? Quais serão os focos de cada setor?

Metodologias como 5W2H podem te ajudar muito nessa etapa de planejamento e como começar o ano.

#4 Análise & Inovação

Um bom ano é fruto da capacidade do gestor de prever algumas mudanças e propor inovações. É preciso estar atento a todo momento, profissões são criadas e outras deixam de existir muito rápido.

Como exemplo podemos citar uma empresa que vendia filmes para câmeras fotográficas, que deixou de existir por uma falta de análise ou inovação.

Algumas perguntas que podem te guiar para um novo ano são: será que tem alguma tecnologia que vai interferir/melhorar meu produto ou serviço?

Como o mercado está para o próximo ano? A previsão de consumo é crescente ou decrescente ? E a economia, como deve andar?

#5 Invista em pessoas 

Seu ano só vai ser bom se você puder contar com boas pessoas ao seu lado.

Afinal, como diz o ditado “Se quer ir rápido, vá sozinho; se quer ir longe, vá acompanhado”.

As pessoas que estarão com você nessa jornada serão essenciais para o seu sucesso, elas precisam estar alocadas corretamente e desempenhando um bom trabalho.

É importante saber como motivar ou chamar atenção de cada pessoa, nós somos muito diferentes um dos outros e o que pode ser bacana para uma pessoa, não é necessariamente para outra.

Por isso atenção! Mantenha as pessoas da empresa engajadas para que possam ser produtivas.

PARA SABER MAIS

Depois de ver algumas dicas para começar bem o ano na sua empresa, não deixe de conferir outros materiais em nosso blog. Veja também como aprimorar seu processo de tomada de decisão.

Baixe nosso ebook com dicas para tomar melhores decisões.

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como podemos ajudar com nossas soluções!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN