4 benefícios de utilizar people analytics em Empresa Júnior

PEOPLE ANALITCS

O people analytcs é uma metodologia que tem como principal objetivo a coleta, organização e análise de dados relacionados à gestão de pessoas de uma organização para que se tenha uma visão mais estratégica do papel de cada colaborador que a compõe.

Assim, essa metodologia vem transformando a área de gestão de pessoas e as informações que ela pode gerar com a análise desses dados. 

Utilizar tecnologia para melhorar processos e obter melhores resultados é uma prática cada vez mais comum dentro das empresas. Utilizar dados e informações a respeito dos colaboradores para tomada de decisão garante um setor de recursos humanos mais estratégico nas organizações.

Dito isso, a tomada de decisão baseada em dados vem sendo utilizada cada vez mais dentro das organizações.

Dessa maneira, a partir da análise desses dados é possível identificar possíveis problemas como índice de turnover dentro da empresa, baixa produtividade, baixo engajamento, entre outros. 

people analytics empresa junior

Em um cenário como o de empresas juniores, formada apenas por jovens estudantes, às vezes de cursos diferentes, utilizar o people analytcs pode trazer como um dos maiores benefícios encontrar uma melhor maneira de realizar a gestão de pessoas dentro da sua EJ e acelerar a evolução dos membros para um desenvolvimento cada vez mais rápido e melhor. 

Dito isso, utilizar o people analytics pode mudar a maneira como a gestão de pessoas é feita dentro da sua empresa a partir do conhecimento do perfil dos seus membros.

Elencamos 4 benefícios de se utilizar essa metodologia em uma empresa júnior:  

01 – Turnover

É comum que o índice de turnover – rotatividade de colaboradores dentro da organização – seja alto em empresas juniores, uma vez que geralmente as pessoas entram em sua EJ no início do curso e depois acabam não se identificando ou se envolvendo com outras atividades ou obrigações do curso, o que faz com que passem pouco tempo na empresa e contribuam para o aumento no índice. 

Identificar o perfil das pessoas que estão ali é o primeiro passo para perceber qual melhor cargo ela pode ocupar dentro da empresa de acordo com suas habilidades e competências. Estar alocado na função certa faz com que o membro se sinta mais satisfeito e engajado, fazendo com que passe mais tempo dentro da EJ. 

Além disso, o alto índice de turnover tem um impacto na formação de lideranças para as próximas gestões, uma vez que se o membro passar pouco tempo na sua EJ não receberá os estímulos necessários para ocupar cargos de liderança. 

02 – Auto direcionamento 

Pessoas com bom auto direcionamento conseguem realizar suas atividades sem que precisem ficar cobrando e explicando várias vezes como elas devem ser realizadas. Em um cenário onde a capacidade produtiva esteja um pouco limitada e os membros alocados em muitas atividades e consultorias, conhecer as pessoas que possuem esse perfil contribuirá para que os projetos sejam realizados com maior qualidade e sem atrasos. 

03 – Formação de time e trabalho em equipe

O que é levado em consideração hoje para formar um time em sua EJ? 

Um ponto crucial para garantir uma maior produtividade e melhores resultados dentro de uma organização é a formação de times compostos pelas pessoas certas. Assim, identificar pessoas que se complementem em seus conhecimentos e habilidades geram uma maior segurança e confiabilidade entre as pessoas, garantindo uma formação de times de alta performance. 

Dessa maneira, formar os times de consultoria com as pessoas certas garantirá um melhor alinhamento e trabalho em equipe entre as pessoas, o que resultará em melhores entregas e maior satisfação do cliente. 

Além do complemento de habilidades ser importante para a formação dos times, analisar o perfil dos possíveis líderes e liderados ajudará na formação de times com menos chances de haver conflitos internos e problemas de relacionamento interpessoal. 

04 – Formação de liderança

Uma das principais preocupações da gestão atual de uma EJ é a formação de lideranças no time, principalmente para compor o corpo estratégico do ano seguinte.

Dito isso, a partir da análise dos dados e identificação do perfil das pessoas dentro da empresa, é possível identificar aquelas pessoas com maior potencial para liderança.  Veja nosso infográfico com as 5 habilidades que os melhores líderes utilizam para maximizar o desempenho.

Dessa maneira, será mais fácil dar os estímulos certos para que elas continuem na empresa e ocupem cargos de liderança por mais um período na organização.

Esses membros podem ser identificados para ocupar não apenas cargos de diretorias, mas também cargos de liderança em nível tático como de gerentes, por exemplo. Assim, a formação de times de consultoria também será melhor realizada. 

PARA SABER MAIS 

Nosso texto sobre people analytics em empresas juniores chegou ao fim, mas não deixe de conferir outros materiais em nosso blog! Baixe nosso ebook: Reconstruindo o setor de RH!

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como nossas soluções podem te ajudar!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN

Se inscreva em nossa newsletter ; )