3 dicas para contratar bem um novo colaborador

Dicas do que levar em consideração na hora de contratar um novo colaborador para sua empresa

Em meio a cenários cada vez mais competitivos com mercados acirrados e muitas novas empresas surgindo, um “recurso” primordial passa a se tornar cada vez mais escasso, talentos.

Entende-se como talento nas empresas uma pessoa capacitada e com características de personalidade e comportamentais que as fazem performar bem em determinada função.

contratar bem

Com essa definição, podemos perceber que a pessoa pode ser um talento para uma vaga e não ser para outra, já que tudo depende da sua aplicação.

Mas o que é unânime em todos os grandes recrutadores é identificar o potencial de se desenvolver daquela pessoa, uma característica chave que vamos abordar mais no final desse post.

Entendo a vaga

O primeiro passo antes de contratar é entender bem a vaga e a área de atuação. 

Primeiramente, quais são as competências técnicas que alguém precisa ter para executar bem esse trabalho?

Precisa falar outra língua? Manusear algum instrumento? Essas e outras perguntas básicas que precisam ser respondidas.

Mas o que muitas pessoas esquecem, é de fazer as perguntas no âmbito de personalidade/comportamental.

Essa pessoa precisa ser extrovertida, pois vai ter um contato maior com pessoas ou é um trabalho mais solitário e talvez alguém com uma inibição social maior seja melhor?

A vaga requer um controle emocional ? A vaga pode acomodar a pessoa com um certo tempo?

É preciso refletir sobre como a vaga é, quais são as características e o que ela gera no colaborador, para aí sim poder projetar um perfil ideal a se contratar.

Divulgando sua vaga 

Parte importante do seu processo vai ser a divulgação da vaga, afinal, não adianta ter feito uma bela análise de requisitos para a vaga se não vão haver candidatos, não é mesmo?

E o canal que vai utilizar para a divulgação da sua vaga, também vai depender dela. 

Mas a dica nesse ponto é utilizar o Linked In, uma grande rede profissional usada no mundo todo. E pode te ajudar a inclusive visualizar possíveis candidatos, como também, pessoas que trabalham em concorrentes por exemplo, que você pode fazer uma oferta.

Divulgar em universidades, sites próprios para vagas 

É preciso utilizar do canal de comunicação mais adequado, em que você acredite que seu futuro colaborador esteja. 

A pessoa

Sempre falamos de pessoas, por mais que seja um candidato, um profissional, um currículo, há um ser humano por trás de todas e quaisquer qualificações que podemos colocar.

E entender que as pessoas são diferentes é o primeiro passo para encontrar alguém que a diferença possa agregar no seu negócio.

Portanto, é preferível que você contrate uma boa pessoa antes de um bom profissional, pois competências técnicas podem ser adquiridas, já quem nós somos não pode ser facilmente mudado.

Uma coisa para ser levado em conta sempre é o POTENCIAL. Que aquela pessoa tem de ser tornar melhor. 

Embora o potencial seja um indicador chave, pela sua subjetividade, vamos trazer outros critérios para você avaliar também.

Inteligência: avaliar de uma maneira mais geral (analítica, verbal, matemática e o raciocínio lógico), levando em conta a bagagem educacional e as experiências prévias de trabalho.

Valores: valores são cruciais e você não pode esperar transmiti-los no trabalho. É importante saber se a pessoa tem valores essenciais como honestidade e integridade, mas também os fundamentais a sua organização.

Habilidades para liderança: 

  1. Orientação Estratégica
  2. Percepção de Mercado
  3. Orientação para resultados
  4. Sintonia com o cliente
  5. Colaboração e influência
  6. Desenvolvimento organizacional 
  7. Liderança de equipe
  8. Liderança para a mudança

PARA SABER MAIS

Agora que você sabe como contratar bem um novo colaborador, veja também quais as ferramentas de contratação mais efetivas.

Confira nosso infográfico: análise das atividades do setor de RH ao longo do tempo.

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como nossas soluções podem te ajudar!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN

Se inscreva em nossa newsletter ; )