5 dicas para você não errar na contratação de funcionários

Fazer a contratação de funcionários corretamente é um dos elementos capazes de tornar o RH estratégico. Nesse sentido, é preciso identificar o perfil ideal de colaborador para os interesses da organização. Em função disso, é necessário direcionar sua seleção e atingir melhores resultados.

Esse é apenas o primeiro aspecto a ser observado: a definição do tipo ideal de funcionário para a companhia. Quer saber o que mais pode ser feito para otimizar as contratações? Então não perca tempo e conheça as nossas sugestões agora mesmo.

Contratação de funcionários

1. Tenha a tecnologia como uma aliada

Com os recursos tecnológicos você tem uma base de dados mais confiável para selecionar candidatos. Soluções como sites de empregos e redes sociais simplificam a produção e a divulgação dos anúncios.

Além disso, com um bom software de gestão é possível mapear o perfil da empresa e cruzar esses dados com os diferentes perfis dos candidatos, gerando assim condições para você aliar a ação humana à tecnologia e, dessa forma, chegar ao perfil ideal para a vaga em questão.

2. Seja específico na descrição da vaga

É preciso agir antes mesmo de começar a receber os currículos. Uma vez identificado o perfil ideal para a vaga, procure descrever as necessidades para ela de maneira específica.

Isso diz respeito às habilidades interpessoais e competências técnicas. Numere as funções que serão executadas no dia a dia e as expectativas em relação ao profissional. Isso funcionará como um filtro, inviabilizando a participação de candidatos não alinhados às suas exigências.

3. Facilite a comunicação na contratação de funcionários

Na entrevista, dê abertura para o candidato falar. Isso é importante para o desenvolvimento do seu raciocínio, dando a você oportunidade de avaliar elementos como o jeito dele de pensar, além do domínio da língua portuguesa do entrevistado.

Para tanto, use perguntas abertas, pensadas estrategicamente para dar ao candidato a oportunidade de falar. Pedir para contar mais sobre si mesmo e descrever um pouco o seu passado profissional são questões úteis nessa avaliação.

4. Estabeleça uma ordem na conversa

É útil ter um roteiro pronto para fazer perguntas ao candidato. Planejar isso permite que você se concentre no que realmente é importante e não se perca em uma conversa mais informal.

Uma dica é fazer primeiro as perguntas de caráter técnico. Exemplos: “Você já trabalhou com determinado software?” e “Qual é o seu nível de conhecimento de determinada ferramenta?”.

Em seguida, questione sobre a experiência profissional da pessoa. Exemplos: “Você já viveu determinada situação?” e “Quanto tempo fez certa atividade?”, sempre direcionando o assunto às necessidades da vaga.

5. Conte com uma empresa para auxiliar no processo

No mercado, existem empresas que podem auxiliar no processo de recrutamento e seleção de diferentes formas. Você pode terceirizar esse serviço e assim alcançar resultados mais focados nos objetivos da companhia, sem perda de tempo.

Além disso, pode contar com serviços para otimizar o processo que você mesmo conduz. Um software de mapeamento de perfil profissional, por exemplo, é de grande valia, pois permite conhecer melhor o comportamento dos envolvidos com a atividade empresarial.

Enfim, a contratação de funcionários pode ser otimizada se a empresa souber agir da maneira certa. Fique atento às soluções apresentadas e comece a fazer a diferença.

Ficou alguma dúvida sobre contratação de funcionários? Não se esqueça de deixar sua pergunta no espaço para comentários.

PARA SABER MAIS

Agora que você sabe como fazer uma melhor contratação, não deixe de conferir outros materiais em nosso blog. Baixe nosso infográfico com análise das atividades do setor de RH ao longo do tempo.

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como podemos ajudar com nossas soluções!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN

Se inscreva em nossa newsletter ; )