5 boas práticas no desenvolvimento de um roteiro de entrevista

O processo de recrutamento e seleção é muito importante para o sucesso de uma empresa. Para que o recrutador escolha o profissional ideal, a etapa de entrevista com os candidatos deve acontecer de forma eficiente. Para isso, ter um roteiro de entrevista se tornou um item essencial.

Ele é um guia com perguntas pré-definidas para os recrutadores utilizarem durante o processo seletivo. Esse documento ajuda a focar no que importa, que é conhecer o candidato, sem dar espaço para uma conversa informal ou esquecer de passar alguma informação importante.

Roteiro de entrevista

Veja também 3 dicas de como contratar bem um novo colaborador. Continue lendo!

1. Analise o perfil inicial do candidato

Durante a entrevista, o recrutador deve falar o mínimo possível. O candidato deve se sentir confortável para se expressar e falar sobre as suas experiências e habilidades.

Caso ele fale de maneira vaga sobre alguma atitude ou experiências passadas, não deixe de questioná-lo para entender melhor a situação. O roteiro de entrevista não deve ser engessado.

Ao longo do processo você deve estar atento para perceber quais perguntas são mais indicadas para conhecer profundamente o perfil do candidato.

2. Desenvolva perguntas coerentes com a proposta e a cultura da empresa

Para um processo seletivo bem-sucedido, os recrutadores precisam entender quais são as necessidades da empresa e as particularidades e desafios do setor para definir o perfil ideal para a vaga. A partir dessas informações é possível fazer um roteiro de entrevista mais eficiente.

A entrevista é o momento ideal para perceber se a cultura e os objetivos da empresa combinam com o candidato.

Esse alinhamento é importante para manter um bom clima organizacional. Assim, é possível evitar o aumento do turnover e para diminuir possíveis frustrações do entrevistado com a organização.

3. Entenda quais tipos de dinâmica trabalham melhor para as áreas dos candidatos

Usar as mesmas dinâmicas de grupo para vagas de diferentes níveis e setores não é a melhor opção. Cada uma tem os seus objetivos, que ajudam a identificar competências diferentes.

Assim como as perguntas, fazer uma seleção prévia da dinâmica que será utilizada durante o processo evita imprevistos e garante que os candidatos sejam avaliados de acordo com a descrição do perfil ideal para a vaga.

4. Faça perguntas analíticas e descritivas

Perguntas fechadas e que são respondidas com “sim”, “não” ou “talvez” dificultam o processo de conhecer o candidato. O recrutador só conseguirá as respostas que procura se fizer as perguntas corretas.

Priorize perguntas abertas, em que o entrevistado tenha que falar sobre experiências passadas ou habilidades que ele adquiriu ao longo da carreira.

5. Forneça informações sobre o cargo

Durante a fase de recrutamento e seleção o candidato também deve “aprovar” a empresa. Para isso, ele deve receber todas as informações para que não tenha nenhuma dúvida sobre o cargo, o que pode ocasionar uma desistência no futuro.

Inclua no roteiro de entrevista a descrição do cargo e detalhes como as tarefas, o salário, o horário de trabalho, o plano de carreira, entre outras dúvidas que podem surgir durante o processo.

A etapa de recrutamento e seleção é muito importante na formação de equipes capacitadas e produtivas, que são diferenciais em um cenário empresarial competitivo como o atual. O roteiro de entrevista é um guia essencial para contratar pessoas qualificadas para fazer parte do time.

PARA SABER MAIS

A sua empresa utiliza um roteiro de entrevista nos processos seletivos? Não deixe de conferir outros materiais em nosso blog. Baixe nosso ebook: Reconstruindo o setor de RH.

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como podemos ajudar com nossas soluções!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN

Se inscreva em nossa newsletter ; )