3 grandes mudanças durante a evolução do Departamento Pessoal

Assim como nos demais setores da empresa, também podemos observar uma evolução do departamento pessoal. Essa evolução é marcada pelas mudanças na realidade corporativa e no mercado de trabalho, que forçam uma adaptação desse setor, para que a relevância e a competitividade das empresas sejam mantidas.

Os fatores que levaram a essa evolução foram os mais diversos, de acordo com as mudanças nas relações entre profissional e empresa. As transformações que o mundo passa também impactam na maneira como uma organização lida com os seus colaboradores, afetando diretamente a estrutura corporativa.

Departamento pessoal

Se você tem curiosidade de conhecer quais as mudanças atuais que estão ditando as novas regras do DP e do RH, continue lendo este post!

Quais fatores influenciaram a evolução do departamento pessoal?

O departamento pessoal surgiu após a criação do Ministério do Trabalho e, desde então, vem sofrendo mudanças significativas em sua estrutura.

A princípio, seu papel era exclusivamente burocrático, com o intuito de atender as exigências legais que permeiam uma relação de trabalho entre funcionário e empresa.

A partir dos anos 50, as mudanças no mercado de trabalho começaram a alterar as características e funções do departamento. A mudança do sistema autoritário de trabalho para o mais colaborativo exigiu um outro enfoque do setor, que passou a valorizar uma postura mais flexível.

Nos anos anteriores, podemos perceber que a mudança de estrutura do trabalho e das necessidades organizacionais ditou a evolução do setor. Vivemos, atualmente, a predominância da tecnologia, que também afetou o RH. Podemos, então, levantar as 3 mudanças principais provocadas pela digitalização.

Quais são as grandes 3 mudanças atuais do departamento pessoal?

1. Uso de ferramentas tecnológicas

O uso crescente da tecnologia no mundo corporativo também trouxe transformações para o RH e o departamento pessoal, ajudando a aumentar a eficiência e a eliminar trabalhos manuais, que tomavam muito tempo dos colaboradores desse setor.

Com essas ferramentas, a empresa obtém mais precisão nas informações prestadas, evitando problemas no pagamento dos direitos dos funcionários.

2. Mudança de papel

Como consequência do menor volume de trabalho braçal causado pelo uso de softwares, o RH passou a assumir um papel mais estratégico, voltado para a gestão de pessoas.

O departamento se tornou responsável pela coleta de dados relacionados aos funcionários, direcionando a formação de equipes e o desenvolvimento de cada colaborador, mantendo-os engajados e produtivos.

Assim, a organização consegue aproveitar as habilidades de todos em prol do alcance de metas, potencializando seu crescimento.

3. Integração com os demais setores empresariais

O departamento pessoal, hoje, é muito mais integrado com os outros setores da empresa, fazendo parte de um organismo completo e não mais como um departamento isolado.

A partir do momento em que se começou a procurar uma melhor compreensão dos processos e das demandas da organização, as ações voltadas ao pessoal passaram a ser mais direcionadas para preencher lacunas e falhas que possam surgir.

Com os setores trabalhando em sua capacidade máxima e de maneira integrada, as chances de os resultados ultrapassarem as expectativas aumentam.

Conhecer os fatores impactantes e as principais mudanças durante a evolução do departamento pessoal vai ajudar a manter a sua empresa lado a lado com as inovações, permitindo um exame detalhado desse setor tão importante e a implementação de novas práticas e recursos.

Se você percebe alguma mudança na sua empresa que não foi citada, deixe seu comentário no post e divida a experiência conosco!

PARA SABER MAIS

Agora que você já sabe sobre a evolução do Departamento Pessoal não deixe de conferir outros materiais em nosso blog. Veja também nosso infográfico com análise das atividades do setor de RH ao longo do tempo.

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como podemos ajudar com nossas soluções!

Se inscreva em nossa newsletter ; )

Compartilhe com seus amigos

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

The best Upgrade

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 - Centro - Rio de Janeiro - RJAv. Ibirapuera, 2033 - Andar 8 - Moema - São Paulo - SPTyrol Business Center, 800, sala 603 - Tirol - Natal - RN

Se inscreva em nossa newsletter ; )