Inteligência emocional no trabalho: como ela pode te ajudar?

Inteligência emocional é uma habilidade. Quando uma pessoa a tem, é capaz de identificar suas próprias emoções e assim pode lidar com elas de maneira eficiente.

Os benefícios disso são muitos. Eles vão desde a capacidade de controlar impulsos até a canalização das emoções de acordo com o interesse do indivíduo. No ambiente de trabalho, ter inteligência emocional é de grande valia. Pessoas assim conseguem extrair da convivência resultados melhores e assim progridem na carreira.

É por isso que vale a pena saber mais sobre o assunto e aprender a lidar com a inteligência emocional no trabalho. Ficou interessado? Então confira.

Inteligência emocional

A inteligência emocional nas relações profissionais

Dominar seus instintos e tomar decisões adequadas é um dos fatores que costumam diferenciar profissionais bem-sucedidos daqueles que se perdem pelo caminho. Pessoas que convivem diariamente no mesmo ambiente tendem a atritos eventuais. Nessa lógica, saber lidar com os impulsos é fundamental.

Quando pensamos em liderança, por exemplo, é comum que termos como resiliência e capacidade de adaptação sejam destacados. Mas de onde essas características podem surgir?

Da inteligência emocional. Com ela você pode lidar com imprevistos e situações repentinas de estresse no trabalho, tendo sempre a racionalidade como aliada. Isso melhora o seu relacionamento interpessoal, cria condições para que o ambiente se torne positivo e contribui com os resultados de toda a equipe.

Dicas de como desenvolver a inteligência emocional no trabalho

Conhecer melhor a si mesmo e as suas emoções

Como toda habilidade, a inteligência emocional também pode ser desenvolvida. Isso começa com a busca pelo autoconhecimento.

Somente assim é que você terá como identificar seus sentimentos logo quando eles surgirem para então atuar de maneira a, não só evitar atitudes precipitadas, como também, para usar seus pontos fortes no processo de tomada de decisões.

Desenvolver empatia

A empatia é uma segunda etapa nesse exercício. Quando você é capaz de se autoconhecer de maneira a lidar melhor com as próprias emoções, consegue melhorar sua relação com as pessoas.

Quando passa a reconhecer as emoções nas outras pessoas, consegue se colocar no lugar delas, e assim, criar uma comunicação mais amigável e construir um relacionamento melhor.

O esforço por enxergar o outro como a si mesmo é de grande valia dentro da busca pelo desenvolvimento da inteligência emocional.

Mantenha a motivação

Para dar o máximo no ambiente de trabalho, precisamos de uma educação emocional positiva. É ela que vai afastar os sentimentos ruins que tanto atrapalham a evolução profissional.

Essa educação emocional surge da motivação. É preciso desenvolver a capacidade de se motivar no trabalho para atingir metas e potencializar a inteligência emocional. Esteja sempre em busca de metas alcançáveis.

Transforme-se em um profissional capaz de dirigir suas emoções no sentido de um objetivo ou uma realização profissional, procurando deixar de lado emoções ruins para valorizar as boas.

No fim das contas, a inteligência emocional no trabalho precisa ser entendida como uma busca diária. Quanto mais você se esforça para alcançá-la, melhor tendem a ser seus resultados. Comece desde já e evolua profissionalmente.

PARA SABER MAIS

Nosso texto sobre engajamento chegou ao fim, mas não deixe de ler outros posts no nosso blog. Confira também nosso texto sobre Gestão de Pessoas estratégica em clínicas.

Quer saber mais sobre como a análise do perfil comportamental pode potencializar os resultados da sua clínica ou hospital? Fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre nossas soluções!

Se inscreva em nossa newsletter

Fique atualizado com dicas sobre gestão de pessoas

veja Também

Gestão por dados e o Capital Humano

O avanço das empresas e de seus investimentos para crescerem tem demandado cada vez mais análise de dados, métricas e determinação de indicadores. O intuito

The best Upgrade

Ligue

(11) 4280-8438

(21) 3500-8438

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 – Centro – Rio de Janeiro – RJAv. Ibirapuera, 2033 – Andar 8 – Moema – São Paulo – SP            Tyrol Business Center, 800, sala 603 – Tirol – Natal – RN