Big Data no RH: veja como essa tendência pode melhorar seus processos

Tecnologia de ponta desenvolvida para atender às demandas do setor recursos humanos já é uma realidade. Extrair informações valiosas otimiza todo o processo de seleção e valoriza os profissionais que já estão quadro da organização. Neste post, conheceremos mais sobre os benefícios da aplicação da ferramenta conhecida como Big Data no RH.

Big Data no RH

Todas as atividades de uma organização geram uma ampla gama de dados, desde o planejamento estratégico mais detalhado até a coleta de registros nas mídias sociais. O Big Data atua justamente nesse processamento, colhendo e cruzando informações já disponíveis para expandir às oportunidades de negócio. Vamos descobrir mais!

O que é Big Data?

O conceito que conhecemos hoje se relaciona com o trabalho inovador de um engenheiro de software norte-americano, Doug Laney, que, em 2001, delimitou os três primeiros Vs do Big Data: volume, velocidade e variedade.

O termo se refere a grandes bancos de dados que são processados e cruzados para gerar informações valiosas para diferentes segmentos de negócios, já que a mineração realizada pelo Big Data produz informações de forma ágil.

Os dados podem se dividir entre elementos estruturados ou não. O primeiro grupo se relaciona a um conjunto de informações organizadas, como um levantamento de candidatos em potencial para determinada vaga. Já os não estruturados designam elementos soltos, encontrados, por exemplo, em mídias sociais.

Como ele pode ser utilizado no RH?

Há um grande volume de dados disponíveis para serem utilizados pelos diferentes setores de uma organização, e com a área de Recursos Humanos não é diferente. Esses dados podem ser extraídos de fontes como documentos, sistemas integrados de gerenciamento, planilhas e, até mesmo, colhidos nas redes sociais.

O Big Data otimiza esse processo de extração de dados, provendo resultados para incrementar a gestão de pessoas. Com a implementação, é possível reunir informações relevantes para os processos de recrutamento e promoção dentro da companhia. Dados como idade dos candidatos, pretensão salarial inicial, experiência no ramo e formação podem ser acumulados e cruzados por essa solução digital.

Dessa forma, os responsáveis pelo RH na empresa têm acesso facilitado a informações cruciais, podendo até filtrar as seleções por canais de comunicações específicos e descobrir a cidade mais próxima que apresente profissionais mais qualificados, por exemplo.

Quais são os benefícios da utilização do Big Data no RH?

Ele é utilizado, principalmente, na análise de talentos e proporciona uma análise mais apurada das informações sobre as pessoas que já trabalham na empresa e, ainda, sobre profissionais talentosos que estejam sendo observados.

O setor de Recursos Humanos é muito associado ao processo de contratação, mas a retenção de colaboradores valiosos para a organização também é uma das funções desse setor. Empresas que apresentam rotatividade muito alta acabam gastando demais com pessoas que não permanecem muito tempo em seu quadro, desperdiçando recursos.

Nesse sentido, ao utilizar o Big Data no RH, é possível conseguir uma visualização mais precisa da entrada e saída de profissionais na companhia — e estabelecer padrões entre essas ocorrências. Dessa forma, é possível cruzar os dados e encontrar modelos que priorizem a gestão mais eficiente dos recursos e a retenção dos colaboradores mais talentosos.

Mas isso não quer dizer que os processos de contratação sejam negligenciados com a adoção da ferramenta. Com essa facilidade na procura e extração de dados, é possível cruzar as informações fornecidas por candidatos à vagas de acordo com o perfil pretendido.

Fica mais fácil descobrir novas possibilidades de contratação ao analisar outros fatores além das competências e do tempo de serviço no ramo. É possível avaliar com mais precisão, por exemplo, se um determinado candidato é propenso a abandonar as empresas em que trabalha no curto prazo, comprometendo os projetos em andamento.

Percebeu como a utilização do Big Data no RH fornece diferentes funcionalidades para embasar o processo de tomada de decisão da empresa? Investir nessa ferramenta é garantir que a sua companhia tenha vantagem competitiva e agregue valor aos processos gerais de seleção.

PARA SABER MAIS

Gostou do post e quer saber mais sobre novidades da área? Então, aproveite a visita e conheça também as 4 principais inovações em RH e os seus benefícios para o mercado!

Quer saber mais sobre como a análise do perfil comportamental pode potencializar os resultados da sua clínica ou hospital? Fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre nossas soluções!

Se inscreva em nossa newsletter

Fique atualizado com dicas sobre gestão de pessoas

veja Também

Gestão por dados e o Capital Humano

O avanço das empresas e de seus investimentos para crescerem tem demandado cada vez mais análise de dados, métricas e determinação de indicadores. O intuito

The best Upgrade

Ligue

(11) 4280-8438

(21) 3500-8438

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 – Centro – Rio de Janeiro – RJAv. Ibirapuera, 2033 – Andar 8 – Moema – São Paulo – SP            Tyrol Business Center, 800, sala 603 – Tirol – Natal – RN