Antes de contratar veja como descobrir talentos dentro da sua empresa

Os resultados de uma empresa são gerados pelo engajamento e motivação de seus colaboradores. Contudo, um grande desafio enfrentado pela gestão de pessoas atualmente é descobrir talentos dentro de sua própria organização. 

talentos dentro da empresa

Nessa perspectiva, o setor de RH tem como principal responsabilidade alinhar os objetivos individuais e organizacionais. Afinal, qualquer organização necessita de capital humano para oferecer ao mercado seu produto/serviço. 

Considerando esse contexto, cabe ao setor de gestão de pessoas não negligenciar o foco estratégico da área. É preciso entender a relevância de descobrir talentos dentro da sua organização, para que os esforços na definição de ações estejam direcionados a isso. 

Agora você deve estar se perguntando: “É de fato melhor descobrir talentos dentro da minha empresa? Ou faz mais sentido contratar um novo colaborador do mercado?”

Esses questionamentos são frequentemente levantados pelos gestores no meio corporativo. Pensando nisso, produzimos esse conteúdo para te auxiliar a entender quais os benefícios de fazer um processo seletivo interno e como descobrir talentos dentro da sua empresa.

Antes de falar como encontrar talentos na sua organização, você precisa entender quais as vantagens de fazer um recrutamento interno, ou seja, uma seleção onde os candidatos já fazem parte da organização.

Vantagens de realizar um recrutamento interno

Motiva os colaboradores

Segundo pesquisa realizada pela Catho, site brasileiro de classificados de empregos, entre os 26.459 profissionais brasileiros entrevistados, 66,8% consideram que um plano de carreira é o benefício mais importante na hora de escolher uma empresa para trabalhar.  

Visto isso, conseguimos entender o quão importante é fazer um recrutamento interno. Pois, todo colaborador almeja atuar em uma empresa onde haja perspectiva de crescimento profissional. 

Diminui os custos de recrutamento 

Realizar um recrutamento efetivo acarreta em muitos custos. Uma vez que é preciso que haja um investimento no anúncio da vaga e no processo de seleção do candidato, as organizações acabam tendo que gastar para identificar um profissional no mercado apto a exercer bem uma função.

Agiliza o processo de seleção

Como falamos no ponto anterior, recrutar e selecionar um profissional no mercado demanda muito tempo. Isso ocorre pelo fato de que é necessário estruturar uma campanha para conseguir encontrar e fazer com que as pessoas se interessem pela vaga. Além disso, realizar um processo de seleção para definir qual o melhor candidato também exige muito esforço com tempo dedicado à análise e avaliação.

Dada essa circunstância, conseguimos identificar que o recrutamento interno é mais eficiente. Atribuímos isso à facilidade de divulgação da vaga e de escolha do candidato, já que o mesmo tem um histórico na organização.   

Diminui o risco de má contratação

Em um processo de recrutamento interno, o setor de RH já conhece o candidato ao pormenor. Sendo assim, a tomada de decisão tende a ser mais assertiva, já que foram levantados insumos anteriores do desempenho do colaborador, assim como a análise do seu perfil comportamental. 

Visto isso, entendemos que o colaborador que já atua na empresa detém bastante conhecimento sobre os processos internos, além de estar alinhado à cultura organizacional da empresa.

Mas, e como identificar esses talentos dentro da minha empresa? 

O principal ponto aqui é conhecer bem o seu colaborador. Realizar um mapeamento de perfil da sua equipe é um fator determinante. Pois, com ele conseguimos ter insumos o suficiente para colocar em prática o recrutamento interno e usufruir das vantagens elencadas acima. 

Quer saber como conseguir descobrir talentos dentro da sua empresa e aumentar consideravelmente o desempenho de sua equipe? Vamos mostrar os passos do que deve ser feito. 

Analise o perfil comportamental dos colaboradores

Muitas organizações não possuem o hábito de avaliar os seus colaboradores. Contudo, é recomendado que seja feita uma análise constante de toda equipe. Essa prática vai permitir que você consiga verificar com clareza o comportamento e resultado desempenhado por eles.

Essa avaliação pode ser feita por meio da ferramenta AnimusPlus. O sistema é totalmente online, criado com o intuito de auxiliar os gestores a traçar o perfil psicológico dos seus efetivos e possíveis colaboradores. Visando otimizar o tempo e desenvolver positivamente a gestão de pessoas. De acordo com a metodologia, conhecer a proporção das características no indivíduo ajuda a entender o tipo de ambiente em que essa pessoa pode se dar melhor.

Assim, ao determinar o perfil predominante do colaborador, será possível traçar estratégias precisas no momento de descobrir talentos da sua empresa.

Considere o trabalho individual dos colaboradores

É necessário avaliar a participação e o trabalho de cada colaborador nos projetos em equipe. Essa atenção serve tanto para reconhecê-los quanto para:

  • Identificar em que tipo de atividade eles mais se destacam;
  • Como eles costumam trabalhar; 
  • Quem são os mais organizados e os que possuem maior facilidade em se colocar como líder.

Para tornar essa medida efetiva, é necessário estabelecer um controle de produtividade. Isso é uma dificuldade latente no meio organizacional. Por isso, as empresas que conseguem mensurar a produtividade dos seus colaboradores conseguem se destacar em relação aos concorrentes, tomando decisões baseadas em dados e não apenas em percepções. 

Elabore projetos e atividades desafiadoras

As pessoas precisam ser empoderadas para mostrarem seu potencial. Por essa razão, propor atividades desafiadoras para os colaboradores é tão fundamental. 

Então, para avaliar a performance de um colaborador, atribua-lhe um projeto de alta complexidade. Isso fará com que ele saia da zona de conforto. E, além disso, esteja estimulado a entregar o seu melhor, mostrando do que de fato é capaz.

Caso seu objetivo seja identificar se ele tem potencial para exercer determinada função em uma área, é recomendado destinar um projeto piloto para que seu desempenho na execução do mesmo seja identificado. Mas lembre, o monitoramento deve ser constante. 

Utilize ferramentas de apoio

São inúmeros os métodos existentes para avaliar o desempenho dos colaboradores. Sendo assim, no momento da escolha, é importante atentar a uma ferramenta que forneça as informações necessárias de maneira prática e que otimize a execução das atividades. 

Essa ferramenta, precisa ajudar a sua empresa a entender como pensam e se comportam os seus funcionários no trabalho. 

PARA SABER MAIS

Nosso texto sobre chegou ao fim, mas não deixe de conferir outros blogpost em nosso site! Veja também como melhorar seus processos no RH através do Big Data.

Quer saber mais sobre como a análise do perfil comportamental pode potencializar os resultados da sua clínica ou hospital? Fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre nossas soluções!

Se inscreva em nossa newsletter

Fique atualizado com dicas sobre gestão de pessoas

veja Também

Gestão por dados e o Capital Humano

O avanço das empresas e de seus investimentos para crescerem tem demandado cada vez mais análise de dados, métricas e determinação de indicadores. O intuito

The best Upgrade

Ligue

(11) 4280-8438

(21) 3500-8438

Escreva para a gente

Endereço

Rua México, 31 – Centro – Rio de Janeiro – RJAv. Ibirapuera, 2033 – Andar 8 – Moema – São Paulo – SP            Tyrol Business Center, 800, sala 603 – Tirol – Natal – RN