Gestão de processos em clínicas: o que é?

Uma gestão de processos significar fazer o gerenciamento do seu negócio através do controle de processos com uma visão sistêmica.

De acordo com a FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) um processo é um conjunto de atividades preestabelecidas que, executadas em uma sequência determinada, conduzirão a um resultado esperado, o qual assegure o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes e de partes interessadas.

Dessa maneira, uma gestão de processos em sua clínica garante uma melhor comunicação entre os processos, fazendo com que haja menos erros. Além disso, pode trazer algumas vantagens como a redução de tempo e custos.

Gestão de processos em clínicas

MAPEAR OS PROCESSOS

Diante disso, o primeiro passo para a gestão de processos é ter cada um dos seus processos definidos. Através do mapeamento de processos você deixará os processos da sua clínica padronizados para que eles sejam executados sempre da mesma maneira.

Assim, ao mapear seus processos, devem ser pensados sempre em melhorias e como eles podem ser executados evitando retrabalhos ou tarefas desnecessárias. Outro ponto importante a ser destacado é que ao definir um processo, sempre haverá uma pessoa responsável por ele.

À vista disso, será mais fácil saber a quem recorrer para solicitar informações a respeito de determinado processo. Ao definir os responsáveis pelos processos, é importante também que seja observado o perfil dos colaboradores para a execução daquelas atividades.

Além da redução de tempo e custo, outro benefício do mapeamento dos processos, é ter documentado como eles devem ser executados.

Assim, em momentos de dúvida ou treinamento de novos colaboradores, é possível consultar como as atividades devem ser realizadas.

Toda essa padronização e melhor utilização das informações podem refletir em uma maior satisfação dos seus pacientes. Uma vez que os processos e atividades estão sendo realizados para atendê-los.

UTILIZE TECNOLOGIA

A tecnologia vem sendo bastante utilizada em diversos setores e já existem muitas opções voltadas a área da saúde.

Sendo assim, a utilização de sistema pode ajudar na automação dos processos e melhor execução das atividades.

Uma vez que seus processos estão mapeados, utilizar softwares que integrem as informações entre os setores da sua clínica pode garantir uma melhor execução dos seus processos.

Dessa maneira, será mais fácil ter uma gestão das informações necessárias melhorando a comunicação entre os setores envolvidos.

Diante disso, podemos observar a importância da padronização dos processos na sua clínica e os benefícios que ela traz tanto para a gestão interna quanto o reflexo nos pacientes.

PARA SABER MAIS

Nosso texto sobre gestão de processos em clínicas chegou ao fim, mas não deixe de conferir outros textos em nosso blog! Veja também como você pode melhorar a organização da sua clínica.

Quer entender melhor como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BAIXE AQUI

Newsletter