Contabilidade e a transformação digital, como será o futuro?

Contabilidade e a transformação digital, para falar desse assunto que vêm sido tão comentado ultimamente, precisamos primeiramente falar sobre o setor.

contabilidade e a transformação digital

O SETOR DE CONTABILIDADE

A contabilidade é responsável pelo controle de informações contábeis de uma empresa, como as movimentações comerciais e financeiras de determinado período.

A análise dessas informações está diretamente ligada a tomadas de decisões dentro das organizações baseadas na situação do seu patrimônio.

Dessa maneira, como determina o código civil na Lei 10.406/2002 todas as empresas são obrigadas a seguir um sistema de contabilidade.

De acordo com o Guia Salarial 2020 da Robert Half, a contabilidade está em carreira promissora.

O ano de 2020 será de confirmação da retomada da área, que está em constantes evoluções desde 2017.

Para o Guia, uma explicação para isso é que muitas empresas esperavam decisões políticas para direcionar seus investimentos e agora estão diante de um cenário mais concreto.

Ainda de acordo com o guia, as empresas com maiores destaques serão aquelas que tiverem suas equipes mais bem estruturadas e adotarem soluções tecnológicas, sendo vistas como um importante diferencial competitivo.

A tecnologia vem sendo utilizada na área com objetivo de reduzir erros, ter tomadas de decisões mais ágeis, fazer projeções mais precisas, entre outras necessidades.

Outro fator que reforça o crescimento para o setor é a importância da contabilidade para a retomada do crescimento econômico, visto que as empresas estão cada vez mais buscando uma estruturação para um crescimento sólido e sustentável frente à crise no país.

De acordo com o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, a profissão do contador tem se destacado nos tempos de crise em que o país passou nos últimos anos.

O conhecimento técnico das normas contábeis e amplitude do conhecimento da área são o que as empresas estão precisando para fazerem os ajustes necessários e retomar seu crescimento.


TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA CONTABILIDADE

Se você acha que a transformação digital é assunto somente para empresas de tecnologia, está muito enganado.

Assim como nos demais ramos, as inovações tecnológicas e a transformação digital também chegaram ao setor de contabilidade.

Dessa forma para o setor, a tecnologia é uma grande aliada para realização de tarefas mais operacionais, simplificando processos e deixando as informações cada vez mais seguras e confiáveis.

Todavia um dos benefícios sentidos pelos profissionais da área com o uso da tecnologia é a redução da burocratização e quantidade de papéis utilizados nos escritórios de contabilidade.

Muitas das atividades operacionais e realização de cálculos podem ser feitas hoje em dia por ferramentas e softwares contábeis.

Além disso, a utilização de tecnologia deixa a comunicação com os clientes muito mais efetiva e segura, evitando retrabalhos e informações equivocadas.

Ligado a quarta revolução industrial, o termo Indústria 4.0 refere-se à automatização de processos, utilização da tecnologia para simplificação de processos burocráticos e maior foco na parte estratégica de uma organização.

Nesse contexto, muito já se tem falado sobre a Contabilidade 4.0, onde como temos falado, é o processo de utilizar-se de ferramentas e tecnologia que passarão a assumir a execução de tarefas técnicas e burocráticas.

Então cada vez mais com as pessoas em foco, priorizando o bom relacionamento e atendimento com os clientes e deixando a tecnologia cuidar de todo o trabalho operacional pesado.

Portanto falando do futuro do setor, se preocupando cada vez mais de fato com o sucesso do cliente!

Com coisas que vão até mesmo além da contabilidade.

Propondo inovações, reduções de custos, olhando sempre de forma ativa, compartilhando conhecimento e conteúdo.

Esses são os próximos passos que irão ditar a contabilidade e a transformação digital que está acontecendo.

PARA SABER MAIS

Nosso texto sobre a transformação digital na contabilidade chegou ao fim, mas não deixe de conferir outros textos em nosso blog!

Veja também: RH 4.0: saiba como tornar sua gestão de pessoas estratégica

About The Author

João Vitor

Entusiasta do empreendedorismo e da mudança que ele pode causar na vida das pessoas. Mais um apaixonado por negócios, gestão e marketing do time Mindthru. Atua mesclando estratégias consolidadas da administração junto com o que há de mais novo em negócios disruptivos.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BAIXE AQUI

Newsletter