Como engajar profissionais da área da saúde

O alcance dos objetivos de uma organização e o reconhecimento dela no mercado em que está inserida está diretamente relacionado ao engajamento de seus colaboradores.

Isso porque os colaboradores estão em contato direto com os clientes, ou seja, os consumidores que avaliam o serviço oferecido pelas organizações.

Engajamento profissionais área da saúde

Diante disso, o engajamento dos colaboradores está diretamente relacionado à experiência do cliente com sua empresa.

Assim, ao falarmos da área da saúde, estamos falando de pacientes que normalmente se encontram em uma situação mais difícil, e dessa maneira, garantir uma boa experiência se torna uma tarefa ainda mais desejada.

Em primeiro lugar, devemos entender que os colaboradores se sentem mais motivados a realizarem atividades quando acreditam na idéia da empresa e no que ela oferece.

ESCUTAR OS PROFISSIONAIS NA DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS

Para aumentar o engajamento de seus colaboradores, é importante que eles se sintam realmente ouvidos. Dito isso, não adianta apenas definir metas e maneiras como os processos devem ser executados e comunicar isso aos colaboradores.

É importante procurar sua participação e ouvir as contribuições que eles tem a fazer. Afinal, eles são parte fundamental para a execução das atividades e, sentir que teve participação no que foi definido é fundamental para um aumento no engajamento e produtividade.

PAPEL DA LIDERANÇA

Em empresas da área da saúde, como clínicas e hospitais, lidamos com profissionais de diferentes setores. Além disso, esses diversos profissionais estão em contato com os pacientes, desde o momento da sua chegada ao momento em que são consultados e até mesmo em contato pós serviço.

 Dessa forma, para garantir o engajamento de tantos colaboradores, devemos contar com a ajuda de líderes responsáveis por cada uma dessas áreas. Por estarem em contato mais direto com seus subordinados, os subordinados vêem o líder como uma inspiração para a realização de suas atividades.

Além disso, é papel do líder fazer o reconhecimento de seus liderados com base nos resultados obtidos. Afinal, o reconhecimento pelo que está fazendo é fundamental para o engajamento dos colaboradores e aumento de produtividade.

Portanto, se faz necessário também que o líder conheça o perfil de seus liderados para que saiba como se relacionar com cada um deles.

Dito isso, podemos notar a importância de ter pessoas adequadas ocupando os papeis de liderança na área da saúde. Afinal de contas, eles também precisam estar primeiramente engajados para que consigam exercer seu papel dentro da organização.

Diante disso, ter pessoas que acreditam nos ideais e valores e com o perfil ideal para a função é o primeiro passo.

ANÁLISE DO PERFIL

Além das competências técnicas necessárias para ocupar um cargo, conhecer o perfil do seu colaborador é essencial para obter bons resultados. Em empresas da área da saúde lidamos com diferentes tipos de pessoas.

Por isso, é essencial identificar qual pessoa tem melhor perfil para acompanhar o paciente no momento de sua chegada em situações mais delicadas. Qual é mais comunicativa e ocuparia bem o cargo de recepcionista.

Ou ainda, quais pessoas são mais organizadas e exerceriam bem cargos relacionados a processos internos mais burocráticos.

Através da utilização de ferramentas para análise do perfil comportamental é possível obter informações a respeito dos colaboradores e como se relacionar com eles.

O feedback é uma ótima ferramenta para o engajamento. Isso porque através de um feedback positivo, você pode estimular ainda mais aquele colaborador mostrando os bons resultados obtidos e que aquele é o caminho certo.

Por outro lado, pode-se utilizar um feedback negativo para apontar quais melhorias devem ser feitas para que se alcance o resultado esperado.

Entretanto, para que a comunicação seja efetiva e o feedback seja recebido da maneira certa, conheça o perfil do seu colaborador.

Assim, será possível identificar se o feedback deve ser feito apenas individualmente, de maneira mais direta ou não.

Dito isso, alguns benefícios de conhecer o perfil de seus colaboradores são:

  • Identificar funções adequadas;
  • Entender os estímulos certos para cada perfil;
  • Saber como se relacionar com cada um;
  • Ter uma comunicação mais efetiva;

PARA SABER MAIS

Nosso texto sobre engajamento de profissionais da área da saúde chegou ao fim, mas não deixe de conferir outros textos em nosso blog! Veja também como você pode melhorar a gestão de pessoas em hospitais.

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como nossas soluções podem te ajudar!

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BAIXE AQUI

Newsletter