Como ajudar a evitar erros em hospitais

A gestão hospitalar pode ser bastante complexa considerando a quantidade de setores e processos envolvidos para seu funcionamento.

Diante disso, para o gestor, é importante ficar atento a alguns pontos que podem ajudar a evitar erros bastante comuns em hospitais.

Separamos algumas dicas para te ajudar a evitar esses erros. Confira!

Erros em hospitais

Tenha um Planejamento

O planejamento estratégico tem a finalidade de definir os objetivos de uma organização para determinado período. Assim, ele é o que dá o norte para o alcance das metas traçadas.

Quando falamos em um hospital, esse planejamento deve definir metas para cada um dos setores e como juntos eles alcançarão o objetivo geral. Diante disso, o planejamento deve ser acompanhado e monitorado de forma constante pelas pessoas responsáveis.

Além disso, é importante conscientizar toda a equipe e engajá-la para que todos acreditem e sintam responsáveis pelo o que foi definido. Veja mais sobre engajamento em clínicas e hospitais aqui.

Monitore os Indicadores

Você já deve ter ouvido a expressão “o que não é medido não é gerenciado”. Assim sendo, podemos ver a importância de acompanhar os indicadores que foram definidos para medir o alcance das metas traçadas em seu planejamento estratégico.

Acompanhar esses indicadores ajuda a visualizar quais metas estão sendo alcançadas e quais não estão. Além de conseguir verificar o desempenho dos setores, para as metas que não estão sendo alcançadas, podem ser traçadas ações corretivas que consigam reverter a situação.

Além disso, a análise desses dados auxilia os gestores a tomarem decisões mais estratégicas fundamentadas nos resultados que estão sendo alcançados pelo hospital.

Além de tudo, os indicadores serão essenciais para os próximos planejamentos que serão feitos.

Gestão de estoque

Ter uma gestão de estoque eficiente garante que seus insumos não fiquem parados o que significa indiretamente ter um capital parado no seu estoque.

Além disso, assegura que não faltem os materiais necessários para que os procedimentos ocorram. Assim, quando falamos de estoque em hospitais, isso é de extrema importância, uma vez que os procedimentos estão envolvidos com a vida de seus pacientes.

Dessa forma, é importante destacar que a gestão do estoque não deve ser feita apenas no almoxarifado e farmácia. Afinal outros setores do seu hospital, como as UTI’s, carros de emergência também estocam produtos que geralmente não possuem o mesmo controle que em outros setores.

Diante disso, utilizar sistemas e processos definidos para o movimento de mercadorias em seu estoque é uma boa opção para garantir melhores resultados.

À vista disso, ter o controle de todas as entradas e saídas, além de indicar a quantidade atual em seu estoque, garante outras informações, como quais produtos tem maior saída, qual a quantidade mínima de cada um e como deve ser o processo de compra com os fornecedores baseado nessas informações.

Comunicação eficiente

Por fim, uma comunicação interna é essencial para melhorar o relacionamento entre os colaboradores e alinhar os setores em uma organização.

Dessa maneira, uma comunicação eficiente entre os setores garante uma melhor execução dos processos dentro do hospital, além de evitar erros e retrabalhos. Logo, realizar reuniões periódicas para alinhamento entre as equipes pode ser uma boa alternativa para melhorar a comunicação.

Diante disso, podemos perceber como é importante ter uma visão sistêmica e olhar diversas áreas para uma boa gestão em hospitais.

Assim, ao colocar em prática essas 4 dicas, será possível otimizar processos, reduzir falhas e evitar erros em hospitais.

PARA SABER MAIS

Nosso texto sobre como ajudar a evitar erros em hospitais chegou ao fim, mas não deixe de conferir outros textos em nosso blog! Veja também como você pode melhorar a gestão de pessoas em hospitais.

Quer entender mais como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BAIXE AQUI

Newsletter