4 dicas para melhorar o atendimento em clínicas

Hoje em dia, com o advento da era da informação, serviços que antes eram privilégios passaram a ser acessíveis ao público geral. Consumidores atualmente possuem muito mais informação e poder de escolha na hora de contratar serviços ou adquirir produtos. 

Com a área da saúde não é diferente, de forma que a exigência dos pacientes com a qualidade do atendimento e da experiência nas clínicas é cada vez maior. Assim, para melhorar os resultados fica claro a necessidade de conquistar clientes fidelizados e satisfeitos.

Confira abaixo 5 dicas para melhorar o atendimento em clínicas medicas!

1. Qualidade da infraestrutura

Toda a experiência dos pacientes vai partir do ambiente em que ele será atendido. Portanto, é de fundamental importância dar atenção especial para todos os ambientes que o paciente tem contato, especialmente os de espera. Mesmo assim, detalhes de outros ambientes não podem ser esquecidos, da fachada ao consultório. Outros que devem ser cuidados são: 

  • Recepção atrativa, confortável e com opções de entretenimento.
  • Ambientes sempre limpos e bem conservados.
  • Materiais e equipamentos sempre bem conservados e em perfeito funcionamento.

2. Otimização dos processos de atendimento

Além da infraestrutura, que é requisito básico para qualquer atendimento de qualidade, ter processos de atendimento bem definidos é um diferencial essencial para boa experiência do paciente. Desde o momento de marcação da reunião, passando pelo atendimento presencial, até o pós atendimento. 

Ademais, outra questão fundamental relacionada ao atendimento é sempre manter contato com os clientes, mesmo após a consulta, seja através de pesquisas de satisfação, conteúdos educativos ou felicitações de aniversário.

3. Equipe bem treinada

O atendimento humanizado e voltado para entender a necessidade do paciente se tornou peça chave para entender os problemas do paciente, principalmente por ser o primeiro contato. Sendo assim, manter uma equipe bem capacitada e que domine bem os processos do atendimento é de extrema importância. Além de evitar longas esperas, podem contribuir para a redução da burocracia para o paciente.

4. Clima organizacional saudável

Além de sempre pensar no paciente, é fundamental pensar no cliente interno também, ou seja, os colaboradores. Para realizarem bons atendimentos, é indispensável que o colaborador esteja se sentindo bem com o ambiente de trabalho. 

Sendo assim, realizar testes de people analytics para avaliar o perfil comportamental dos colaboradores se torna ferramenta indispensável, trazendo dados como:

  • Competências e vulnerabilidades de cada colaborador
  • Funções mais aderentes para cada perfil
  • Quais colaboradores tem habilidades mais complementares para tarefas conjuntas
  • Quais treinamentos são necessários para melhorar o desempenho da equipe

Essas informações podem fazer total diferença entre um atendimento mediano ou um de excelência.

PARA SABER MAIS

Embora nosso post tenha chegado ao fim, não deixe de saber mais!

No blog temos outros conteúdos que podem te agregar além das dicas de atendimento, como o de Engajamento, que lhe fará ter uma visão mais geral.

Assim como também é possível entrar em contato com um de nossos especialistas. Para acessar basta clicar no link aqui em baixo.

>> Fale Conosco <<

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BAIXE AQUI

Newsletter