6 dicas para melhorar a gestão de pessoas em hospitais

As pessoas têm impacto direto nos resultados obtidos por uma organização. Diante disso, a gestão de pessoas tem papel fundamental em manter e desenvolver seus colaboradores em busca do alcance desses resultados.

Sendo assim, o mesmo vale para importância de gestão de pessoas em hospitais, uma vez que ele também busca por seu melhor desempenho.

Gestão de pessoas em hospitais

Em um hospital lidamos com colaboradores de diversos setores. Pessoas que mantém um contato direto com seus pacientes, desde o recepcionista aos enfermeiros e médicos.

Assim também como todas as pessoas do BackOffice responsáveis pela área administrativa do hospital e processos mais burocráticos.

Separamos 6 dicas de como você pode melhorar a gestão de pessoas em um hospital. Confira!

01 – Processo Seletivo

O processo seletivo é um momento muito importante dentro da gestão de pessoas. Contratar os colaboradores corretamente, de acordo com as necessidades que o setor está passando é fundamental para o alcance dos objetivos desejados.

Dessa maneira, é importante que se tenha definido qual o perfil da vaga. Quais habilidades e competências são necessárias para se desempenhar as atividades daquele cargo. Assim, será muito mais fácil encontrar o candidato ideal para o preenchimento da mesma.

02 – Liderança

O papel do líder é fundamental para o engajamento da equipe em qualquer segmento. Em um hospital, com diversos setores, temos muitos colaboradores responsáveis por suas equipes.

Dessa maneira, o líder tem o papel de motivar e manter sua equipe engajada em busca dos resultados definidos.

Dessa forma, encontrar as pessoas certas para ocuparem esses cargos de liderança é essencial. Logo, esse ponto está diretamente relacionado com a dica número 1. Uma vez que durante o processo seletivo será necessário identificar as pessoas com o perfil adequado para o cargo de liderança.

03 – Feedback

Um cultura de feedback é fundamental para equipes que estão buscando sempre o crescimento e melhoria contínua. Afinal, seu objetivo é de apontar pontos fortes e de melhoria.

Assim, os colaboradores saberão o que está sendo realizado no caminho certo e onde pode haver melhorias.

04 – Comunicação Interna

Ter uma comunicação interna assertiva é essencial para empresas em diversos setores. Como é o caso de um hospital, onde diversos processos passam por setores e responsáveis diferentes.

Sendo assim, ela é fundamental para melhorar o relacionamento com colaboradores e alinhamento entre os setores.

Dessa maneira, uma comunicação interna efetiva garante que os processos ocorram de uma melhor forma, além de evitar erros e retrabalhos.

05 – Clima Organizacional

De acordo com a autora Elen Gongora, em seu livro Clima Organizacional, é por meio do clima organizacional que os gestores poderão estabelecer condições motivadoras dentro do ambiente de trabalho.

Deste modo, através da pesquisa de clima organizacional é possível perceber a impressão que os colaboradores possuem da empresa em que trabalham.

A partir da análise dos resultados pode-se perceber o grau de satisfação dos colaboradores em relação à empresa.

Além disso, permite identificar pontos de melhorias para que possam ser desenvolvidas ações para resolução dos problemas.

06 – Engajamento

Ter colaboradores engajados significa ter colaboradores que se identificam com os objetivos e valores da sua clínica.

Uma vez que há esse reconhecimento entre os valores, os colaboradores trabalharão com maior prazer, aumentando sua produtividade.

Dessa maneira, para engajar sua equipe, é necessário fornecer os estímulos certos para que os colaboradores se sintam engajados.  

Assim, conhecer o perfil de cada um é fundamental para descobrir quais estímulos serão eficazes para cada tipo de perfil.

Para saber mais sobre engajamento em clínicas e hospitais, confira esse outro texto em nosso blog!

PARA SABER MAIS

Quer entender melhor como melhorar o setor de gestão de pessoas e potencializar os resultados da sua equipe? Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BAIXE AQUI

Newsletter